Sema celebra os pais com uma homenagem bem diferente tocante

9 de agosto de 2024 - 14:14

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) celebrou o Dia dos Pais com um uma homenagem diferente muito especial para os servidores. Na entrada de cada sala onde tem um papai trabalhando, foi pendurado um móbile com a foto do servidor e com uma frase de felicitações pela data. O coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da Sema, Ulisses Rolim, ao chegar hoje pela manhã, na sua sala, ficou feliz e postou em grupo da Sema: “ Muito legal!!Parabéns aos envolvidos pela ideia”, escreveu.

De acordo com a titular da Secretaria, Vilma Freire, foi uma homenagem singela, pensada pelo nossa área de Recursos Humanos, com o propósito de proporcionar aos papais e demais servidores, uma reflexão sobre a paternidade. “Reforçando também, a importância do reconhecimento dos pais profissionais, no ambiente de trabalho”, disse. Além da decoração afetiva, os papais Sema receberam um presente muito útil, uma bolsa “necessaire”.

Dia dos Pais no Mundo e no Brasil

A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. A data se tornou oficial nos EUA e assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

No Brasil, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bhering preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: o com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos. O evento teve grande repercussão e como consequência, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo de agosto, como permanece até hoje.