Sema participa do 2º Fórum Regional de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe
3 de agosto de 2024 - 11:06
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou da solenidade de abertura do 2o. Fórum Regional de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, dia 31 de julho, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Morada Nova. A Sema foi representada pelo técnico e educador ambiental Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema). Ele também participou, como painelista, do painel sobre “Mudanças climáticas e ações de enfrentamento”.
Na oportunidade, ele ressaltou que estamos em emergência climática e que é preciso tomar medidas urgentes para combater o fenômeno e os seus impactos. “Os gases de efeito estufa como o dióxido de carbono produzidos pelos desmatamento, queimadas, uso da terra e a queima de combustível fóssil, metano advindo dos lixões e o óxido nitroso dos fertilizantes químicos, são os principais responsáveis pelas alterações do clima e seus eventos extremos, a exemplo do aumento da temperatura, secas severas, enchentes, desertificação e perca da biodiversidade”.
Sema e a melhoria contínua
Genário também enfatizou que “diante do cenário em que estamos vivenciando, a Sema trabalha na perspectiva de melhorar a educação ambiental, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da Mudança do Clima”. Fórum teve como O objetivo do Fórum foi o de “promover a conscientização e educação ambiental, destacar a importância da sustentabilidade nas políticas públicas e empresariais e facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre diversos stakeholders”.
O evento contou com a participação de especialistas em sustentabilidade, gestores públicos, estudantes do IFCE, profissionais da área ambiental e representantes de empresas, ONGs, instituições acadêmicas, superintendentes de consórcios de resíduos sólidos e dirigentes de associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Marcaram presença, o Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Morada Nova, Rosineudo Gomes; Secretária da Articulação Institucional da Prefeitura de Morada Nova, Cyntia de Oliveira Lopes; o Secretário Executivo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos – Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ)Rogerson Reis; e o analista do Escritório Regional Jaguaribe do Sebrae Ceará, Deiziane Lima Cavalcante.
O evento foi realizado pelo Sebrae Ceará, por meio do Escritório Regional Vale do Jaguaribe, e pelo Consórcio CGIRS-VJ. Participaram também o IFCE Campus Morada Nova, prefeituras municipais, Ministério Público do Estado do Ceará e a Sema. Como palestrantes o evento contou com a colaboração de Marleuda Thaís, da Cogerh – Limoeiro; da consultora do Programa Lixo Zero, de Rebeca Wermont; da Presidente da Associação de Catadores e Catadoras Bom Jesus do Sul-Limoeiro do Norte, Consola; do Promotor de Justiça de Morada Nova, Filipe Paulino Martins; do Presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), Elano Damasceno; e da analista do Sebrae Regional Jaguaribe, Deiziane Lima.