No Ceará, “Um Dia no Parque” movimenta unidades de conservação estaduais neste domingo
22 de julho de 2024 - 16:56
“Um Dia No Parque”, a maior ação de mobilização pelas áreas protegidas do Brasil, aconteceu neste domingo (21), em inúmeras Unidades de Conservação (UC), em todo o território nacional. E o Ceará não ficou de fora. As UCs, Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia, Parque Estadual Sítio Fundão e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Riacho da Matinha, no Crato, e a ARIE Águas Emendadas dos Inhamus, realizaram programação diversificada e gratuita, voltada para todos os públicos e gostos.
O evento “Um Dia No Parque” é idealizado pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação e realizado com o apoio de órgãos governamentais e organizações do terceiro setor, como a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), que é parceira da iniciativa no Ceará. Desde a primeira edição, o objetivo da campanha nacional é que as pessoas conheçam e frequentem as UCs e sintam que fazem parte delas.
Com o tema “Natureza para todas as pessoas”, em 2024 o “Um Dia No Parque” buscou estreitar a relação com pessoas que vivem nas proximidades das unidades de conservação mas, por algum motivo, se sentem excluídas do contato com estas áreas. De acordo com os organizadores, desde 2018, a ação já engajou mais de 300 mil pessoas. Esse ano, mais de 300 UCs participaram das atividades.
No Ceará
No Parque Estadual Botânico do Ceará, os visitantes tiveram uma manhã repleta de atrações com atividades que incluíram uma série de exposições educativas e interativas no Museu do Meio Ambiente, instalado na UC estadual. “Teve exposição sobre a Mata Atlântica, sobre as tartarugas e sobre endemias”, explicou a técnica do Parque Botânico, Vania The. “Além das exposições no museu, o público também pôde conferir de perto a exposição do caminhão do Corpo de Bombeiros, uma atração que sempre fascina crianças e adultos”, completou.
Os visitantes interessados em botânica e sustentabilidade puderam participaram de uma oficina sobre o manuseio de mudas, onde os participantes puderam aprender mais sobre o plantio e cuidados com as plantas. Teve ainda oficina “Caucaia em Cores IMAC”. O “Um Dia No Parque 2024” provou ser um evento imperdível, proporcionando aprendizado e diversão em um espaço familiar, acolhedor e democrático do Parque Botânico”, encerrou.
No Parque Estadual Sítio Fundão, de acordo com a gestora Dágila Ramonita, a campanha Um Dia no Parque no Crato foi um grande encontro de várias tribos . “Um mistura de religiões e culturas diferentes, com a apresentação do grupo de capoeira Cordão de Ouro e o grupo Cigano, ambos da Vila Lobos, além de indígenas com apresentações individuais fantásticas”, contou. Na ARIE Águas Emendadas dos Inhamus, para lembrar o dia no parque, teve mutirão de limpeza de praças em três cidades – Tauá , Pedra Branca e Independência. E na ARIE da Matinha a ação foi de limpeza dentro do arque de Exposições Pedro Felício Cavalcante que está na poligonal da ARIE.