Segundo domingo do “Férias no Parque” leva milhares de pessoas ao Cocó
21 de julho de 2024 - 22:15
Com inúmeras atrações e atividades gratuitas, a segunda edição do “Férias no Parque” deste domingo (21), reuniu milhares de pessoas no Parque Estadual do Cocó. O projeto do Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), reúne uma série de atividades de esporte, lazer, cultura, arte e educação ambiental pela manhã e à tarde com a proposta de oferecer para famílias cearenses, uma alternativa saudável e próxima à natureza, do maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina.
Famílias de todos os cantos de Fortaleza se encontraram no “Férias no Parque”. Adriana Martins, do Instituto Vila em Ação, do Vila Velha, do Conjunto Polar, trouxe 147 crianças. O Vila em Ação atende 850 crianças a partir de um ano. Nadilson Paiva, da comunidade Nós Somos Atípicos, do Pirambu, que atende 350 crianças, trouxe 120 delas da comunidade Padre Hélio, no Floresta. Segundo Adriana, as atividades representam “uma oportunidade única e maravilhosa para que elas gastem energia de forma saudável”. Nadilson ressalta a importância do “contato com o meio ambiente do Parque Estadual do Cocó”.
A titilar da SEMA, Vilma Freire, compareceu para conferir a movimentação de toda a tarde. “É importante que as pessoas ocupem o Parque e internalizem que é um equipamento que pertence a todos e todas”, disse. Um dos grupos que mais se apropriou do espaço e mais se divertiu foi o das crianças, na realidade, o grande foco do Férias no Parque. Elas puderam brincar e aprender com as oficinas de arte-colagem com reutilização; de produção de mudas; de pintura de animais silvestres; de eco colagem com materiais naturais e de caça à semente.
Trem da Coleta Seletiva
Teve ainda visitas ao meliponário e ao viveiro e um passeio no Trem da Coleta Seletiva. “Quem entrava no fictício e lúdico trenzinho, saia de lá sabendo exatamente como descartar corretamente os resíduos e como orientar pessoas a fazerem correto”, afirmou a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Mônica Simion. As mascotes do Parque do Cocó, Tatá e Totó fizeram um sucesso entre as crianças sempre participando das caminhadas e de todas as ações que estimularam a curiosidade das crianças e ofereceram momentos de aprendizado e diversão em contato com a natureza, não só para os pequeninos, mas para toda a família.
Isso mesmo, enquanto as crianças brincavam, corriam, se divertiam, pulavam e “pintavam o sete”, os papais, mamães, vovós, vovós e as titias curtiam práticas corporais da medicina tradicional chinesa como o Tai Chi Chuan e a Yoga. Outros preferiram a agitação e alegria da Zumba e dança de salão. E outros “recarregavam as baterias” em contato com a natureza, na massoterapia do “Férias no Parque”, um verdadeiro espaço democrático onde o cuidado com o meio ambiente está sempre em primeiro lugar.
Quando o domingo estava terminando, a música estava começando na Unidade de Conservação Estadual mais charmosa e amada do Ceará. O sunset musical da segunda edição do “Férias no Parque” ficou por conta do saxofonista Lael Miranda. No período da tarde, assim como pela manhã, o Cocó recebeu um grande público. As pessoas foram chegando e sentadas no gramado, curtiam o pôr do sol ao som da boa música que saia do sax do Lael. Para o artista é gratificante levar alegria para as pessoas através da música. “Isso me motiva ainda mais a continuar fazendo o que gosto”, afirma.