SEMA participa da oficina de elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Ceará

18 de julho de 2024 - 16:26

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou da 3a Oficina de Elaboração do 3o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Ceará (Plansan/CE), coordenado e elaborado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/CE), ocorrida no último dia 15, no auditório da Secretaria de Educação (Seduc). A Caisan/CE é composta por órgãos e entidades da administração pública estadual, concernente à área e identificados como secretarias, institutos e coordenadorias especiais, responsáveis pelo planejamento, gestão, execução, acompanhamento, monitoramento e avaliação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

De acordo com o técnico Genário Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema), representante da SEMA na Caisan/CE, o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), coordenado pela SEMA, fará parte do Plansan/CE. “Os 4.569 AJAs são incentivados a participar de ações cidadãs em suas comunidades e territórios, principalmente na implantação de hortas escolares e comunitárias, produção em bases agroecológicas, implantação de casas de sementes, recuperação e preservação de nascentes e matas ciliares, produção, plantio e distribuição de mudas, arborização e educação ambiental voltada para a coleta seletiva”, explicou Genario.

O Programa Auxílio Catador, também sob a coordenação da SEMA, fará parte do Plansan/CE. A SEMA repassa aos beneficiários do programa, auxílio financeiro no valor de 1/4 do salário-mínimo diretamente aos 3.655 catadores associados ou cooperados do Estado, contribuindo para a redução da insegurança alimentar. Em contrapartida a esse pagamento por serviços ambientais, os catadores realizam o incremento de atividades relativas à coleta seletiva. “Participam do Auxílio Catador 3655 catadores associados e ou cooperados e já coletaram 2.193 toneladas de recicláveis, em 122 municípios do estado do Ceará”, informou Genario.

O Plano ABC+ Ceará, elaborado por um Grupo Gestor Estadual, e coordenado pela Sema, assim como a Feira Agroecológica que acontece do Parque do Cocó, no Adahil Barreto, participarão do 3o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Ceará. O ABC+ é composto por profissionais de diversas instituições públicas e privadas ligadas ao setor agropecuário. A Feira incentiva a produção, comercialização e o consumo de orgânicos na capital.