MPCE assina compromisso com a Sema e a Socrelp e adere ao Coleta Seletiva Solidária
18 de julho de 2024 - 15:15
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança Climática (Sema), o Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp) assinaram na manhã desta quinta-feira (18), termo de compromisso, para a implantação da Coleta Seletiva Solidária no MPCE. A secretária Vilma Freire assinou pela SEMA, o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Ceará, Haley de Carvalho Filho, pelo MPCE e Janete Cabral, presidente da Socrelp, a associação que será beneficiada com os resíduos gerados no órgão da justiça Estadual.
A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.
De acordo com a titular da Sema, com a assinatura do termo, o MPCE se compromete a destinar os materiais recicláveis descartados para a Socrelp, associação de catadores que vai atender o MPCE, o 27o órgão da Administração Pública Estadual que a assumir compromisso com a Coleta Seletiva Solidária. “ Nós do Governo também precisamos fazer o dever de casa e ser exemplo para a sociedade, assim como os catadores e catadoras que prestam um serviço de grande relevância para toda a sociedade”, disse.
O promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace), Fábio Vinícius Ottoni Ferreira, parabenizou a Sema e lembrou que “todos nós precisamos adotar medidas de sustentabilidade não só na nossa instituição, mas também na nossa casa”. A presidente da Socrelp destacou os 30 anos da associação que preside e a importância das parcerias. “Estou aqui para agradecer. O que seria da Socrelp se não fossem essas parcerias”, afirmou. Ela elogiou o trabalho da técnica da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), que coordena o projeto no âmbito da Sema e dos parceiros.
Para o Procurador-Geral o “dia é de felicidade”. Ele explicou que a implantação da coleta seletiva solidária chega no contexto do programa MPCE+ Sustentável, decorrente de um outro programa MPCE+ Digital. “Nosso objetivo é transformar as pessoas, é transformar a cultura da instituição e por fim transformar a própria instituição, é uma mudança de cultura, do ponto de vista da sustentabilidade”, disse. As ações destinadas à implantação e execução da Coleta Seletiva Solidária no MPCE serão coordenadas pela Promotora de Justiça e Secretária-Geral do Ministério Público do Estado do Ceará, Juliana Cronemberger de Negreiros Moura.