Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima participa da 29a Reunião do Conselho Gestor do Cocó
17 de julho de 2024 - 19:22
A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire, participou, na tarde desta quarta (17), na sede do Parque Estadual do Cocó, da 29a Reunião do Conselho Consultivo Gestor da Unidade de Conservação (UC). Na pauta, a discussão sobre as três câmaras setoriais – Biodiversidade, Comunidades Tradicionais e a de Limites do Parque e Construções Irregulares. Também foi discutida a prática de golfe na área da UC e a participação dos conselheiros na oficina de combate aos incêndios florestais. O encontro foi coordenado pelo gestor da Cocó, Narciso Mota.
Coube à secretária Vilma abrir o encontro. Após as boas vindas, inverteu a programação e sugeriu abrir para os informes e apresentação de todos os conselheiros. “É a minha primeira vez como secretária desse espaço democrático, participativo, com pessoas com visão estratégica em defesa do nosso meio ambiente”, disse. Ela também fez uma referência ao Dia de Proteção às Florestas, comemorado dia 17. “É um momento para percebemos a urgência de colocar como pauta principal em nossas agendas, a questão das mudanças climáticas”, completou. Na ocasião, ela convidou todos os presentes para participar, no próximo domingo, da segunda edição do projeto Férias no Parque, que acontece no Cocó.
Terminadas as apresentações, o conselheiro Pio Rodrigues iniciou os informes. Ele destacou a importância do Conselho. “Multidisciplinar, que acolhe frações da sociedade, com pessoas da maior qualificação, um instrumento de trabalho que deve ser utilizado, deve ser valorizado e que está pronto para colaborar com a gestão do Cocó”, disse. Ele também contou da sua emoção ao ver o parque, todos os domingos, cheio de pessoas. “É um espaço para ser usado de forma civilizada, é uma coisa muito bonita de ver”, afirmou.
Ocupações
O conselheiro pontuou a sua preocupação com a notícia do aumento do número de ocupações irregulares na UC estadual. “É muito grave, o Governo tem que buscar uma maneira de tratar essa questão”, alertou. Sugeriu ainda a abertura de mais e novas trilhas, a exemplo de uma que faça a ligação da Área Adahil Barreto com a Área Padre Antônio Tomás, e também se colocou à disposição para a fabricação e colocação de mesas de madeira, grandes, em áreas do Parque, para uso dos visitantes. Ele se propôs a desenhar a peça e buscar apoiadores para colocar em prática a ideia. Na ocasião já recebeu “sinal verde” da titular da SEMA para dar continuidade ao projeto.
Sobre a questão das ocupações irregulares, a conselheira Najila Soares, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU-Ceará), reforçou que é muito urgente a discussão das invasões da poligonal do Cocó. “Algo precisa ser feito, é uma situação muito complexa”, ressaltou. Como encaminhamento ficou decidido rever a poligonal do Cocó, buscar uma forma de contabilizar as ocupações irregulares e rever o Termo de Cooperação que trata sobre o assunto. Edson Silva Barbosa, da Comunidade Casa de Farinha e conselheiro, solicitou que a SEMA fique atenta à questão da confecção de placas de sinalização da Unidade de Conservação. Secretária Vilma informou que está em processo licitatório.
Golfe no Cocó
Um dos itens da pauta, o golfe no Cocó, foi apresentado pelo golfista Antenor Naspolini, idealizador e coordenador do projeto no Parque do Cocó. “O único campo de golfe público do Norte e Nordeste do Brasil”, informou. Segundo Naspolini, o campo desmistificou a ideia de que o golfe é só para a elite: o projeto “se adaptou à natureza”, ensinou 83 crianças de escola pública, da Comunidade do Trilho a jogar golfe. “Aqui, temos o único campo do mundo onde é possível jogar golfe das cinco da manhã até às dez horas da noite”, disse. Ele presenteou Vilma Freire com o livro “Golfe no Parque: tacadas cearenses”.
Quem também falou sobre o golfe no Cocó foi a golfista Eliane Lemos. Ela faz parte do grupo de mulheres que aprenderam e praticam o esporte no Parque do Cocó. Ela aprendeu tudo sobre o golfe com Naspolini. Eliane disse que tem como meta democratizar o golfe, especialmente entre mulheres. Ela está à frente do campeonato que reúne golfistas do sexo feminino, que acontece no Cocó. “Nosso principal objetivo é divulgar o número 180, o telefone que pode salvar vidas e banir a violência contra as mulheres”, contou.
O gestor Narciso Mota encerrou a 29a Reunião do Conselho, informando e convidando todos os conselheiros para participar da capacitação em prevenção aos incêndios florestais. “É um bom momento para fazer o curso, pois já estamos nos aproximando da temporada de calor e secura” alertou. Terminado o encontro, todos os membros presentes posaram para uma fotografia com a secretária Vilma. A foto foi tirada junto à uma árvore, derrubada nesta terça, dia 16 de julho, pela força do vento, que nessa época é muito forte no Ceará.