Nesta sexta-feira (12) o Borboletário do Cariri será reaberto
11 de julho de 2024 - 08:59
O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), convida para a reabertura do Borboletário do Cariri. Vinculado à Universidade Regional do Cariri (URCA), o Borboletário do Cariri faz parte do Programa Cientista Chefe, do Governo do Ceará, que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública.
A solenidade acontecerá no próximo 12 de julho, sexta-feira, às 9h, no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, no Mirante do Caldas, em Barbalha. Neste dia, o passeio no teleférico será totalmente gratuito. A proposta do Borboletário do Cariri é contribuir com a educação ambiental, formação de pessoal e geração de informações para o conhecimento e a conservação da biodiversidade.
De acordo com a titular da SEMA, Vilma Freire, o projeto do Borboletário busca mostrar que a importância das borboletas, para o meio ambiente, vai muito além da beleza. “Elas são um importante indicador sobre a saúde do nosso meio ambiente e que estão cada vez mais ameaçadas em seus habitats e onde vêm sendo destruídos em grande escala no mundo inteiro. Além disso, com as mudanças nos padrões de clima, o risco aumenta a cada dia”, alerta.
Cultura e meio ambiente
Segundo a diretora-presidente do IDM, Rachel Gadelha, a reabertura do Borboletário do Cariri reafirma uma conexão profunda entre cultura e meio ambiente, representa um espaço onde a ciência e a educação se encontram com a valorização da biodiversidade local. “No IDM compreendemos que a cultura é um importante recurso de transformação e sensibilização de pessoas, capaz de promover um maior compromisso com a preservação da natureza. Por meio do Programa Cientista Chefe, integramos conhecimento acadêmico e gestão pública, promovendo conservação da biodiversidade e educação ambiental”, pontuou.
O Borboletário do Cariri teve início em 2021, durando até o ano de 2023. Integrado ao Programa Cientista Chefe SEMA/FUNCAP, que visa fortalecer a conexão entre a academia e a gestão pública, o projeto desempenha um papel crucial na educação ambiental, formação de profissionais e na geração de conhecimento para a conservação da biodiversidade. Nesse período, 3.793 espécimes pertencentes a 19 espécies foram criadas no Borboletário, recebendo um total de 48.014 visitantes provenientes de todos os estados do Brasil e de 26 países.
ODS
A proposta do Borboletário alinha-se à cinco, dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas:
ODS 3 – Saúde e bem estar, por proporcionar atividades de lazer em áreas verdes, trazendo bem-estar físico e psicológico;
ODS 4 – Educação de qualidade, por recepcionar alunos de todos os níveis de ensino;
ODS 5 – Igualdade de gênero, por ter sua equipe formada predominantemente por mulheres, diminuindo as desigualdades existentes na sociedade;
ODS 15 – Vida terrestre, por incentivar e garantir a preservação de espécies, além das ações de educação ambiental;
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes, uma vez que promove educação como ferramenta de ressocialização para jovens infratores e socialmente vulneráveis que fazem visitas mediadas ao espaço;
ODS 13 – Ação global contra a Mudança Climática que visa tomar medidas para combater as mudanças climáticas e proteger os ecossistemas.
Complexo Ambiental Mirante do Caldas
Inaugurado em novembro de 2021, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um equipamento do Governo do Estado, importante para a educação e pesquisa ambiental, bem como para o turismo sustentável na região do Cariri. Instalado em Barbalha, no distrito de Caldas, o espaço conta com teleférico, Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, café cultural, Borboletário e vista privilegiada da região.
SERVIÇO
Solenidade de abertura do Borboletário do Cariri
Dia: 12 de julho, sexta-feira
Hora: 9h
Local: Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, no Mirante do Caldas, em Barbalha.