SEMA presente na cerimônia da 21a edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar promovido pela Fetrans
10 de julho de 2024 - 15:44
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Gustavo Vicentino, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), representando o Governador do Estado, Elmano de Freitas, participou na tarde desta terça-feira (9), da cerimônia que anunciou as nove empresas cearenses de transporte, vencedoras da 21º edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA) e a entrega da comenda Destaque Ambiental ao empresário Erivaldo Arraes, promovidos pela Federação dos Transportes (Fetrans). O evento, ocorrido na sede da Fetrans em Fortaleza, reuniu empresários e profissionais do setor, representantes dos sindicatos filiados e autoridades.
A premiação, que pelo terceiro ano consecutivo, registrou recorde de empresas inscritas, é uma das mais tradicionais da área de transportes e tem como objetivo reconhecer, divulgar e fomentar as práticas organizacionais das empresas do setor que estão comprometidas com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance – do inglês, Ambiental, Social e Governança) e com implantação e manutenção de melhorias que contribuam para reduzir os impactos da atividade no meio ambiente e para o alcance das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecidas na lista dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O secretário Vicentino parabeniza e incentiva projetos e programas do setor privado que contribuem para a prevenção de dano ambiental e ressaltou que faz parte da missão da SEMA propor políticas, planos e estratégias relacionados com a qualidade ambiental do ar, da água e do solo, assim como a prevenção, o controle e o monitoramento da poluição, e critérios e padrões de qualidade ambiental. “O setor produtivo tem um papel crucial para o alcance dessas metas estabelecidas e acordadas por nosso País e por nosso Estado. Dessa forma, a premiação contribui para a construção de um Ceará cada vez mais forte e sustentável, ambientalmente”, disse.
Concorreram ao prêmio, neste ano, 55 empresas do setor de transporte de diversos modais (rodoviário, ferroviário, metroviário, hidroviário, dutoviário e aeroviário). Ao todo, nove empresas foram agraciada com a honraria.
Saiba mais
O PMQA existe desde 2002 e já premiou, só no Ceará, mais de 140 projetos de empresas do setor de transporte pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições com o Troféu Destaque Ambiental. O Prêmio é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir – o Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans.