Titular da SEMA recebe Vereador Gabriel Aguiar e representantes da Comunidade Tradicional Olho d’Água

27 de junho de 2024 - 16:45

Na tarde desta quinta-feira (27), o Vereador Gabriel Aguiar, juntamente com representantes da Comunidade Tradicional Olho d’Água, foram recebidos pela titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire e pelos secretários executivos Fernando Bezerra e Gustavo Vicentino. Na pauta do encontro, a possibilidade de inclusão do território da Comunidade dentro da poligonal do Parque Estadual do Cocó.

A demanda partiu do Vereador, que de acordo com a Secretária Vilma, está sempre “muito antenado” com essa agenda, já agradecendo pela atuação do mesmo. “As críticas, as sugestões e demandas apresentadas pelo representante do povo nos ajuda a nos nortear, para realmente fazer acontecer as políticas públicas. Obrigada por sua colaboração!”, disse dando a palavra em seguida ao Parlamentar.

Ele iniciou sua participação na reunião, apresentando os representantes da Comunidade que o acompanhavam e já contextualizando a sua demanda referente à Comunidade Tradicional Olho d’Água, justaposta ao Parque Estadual do Cocó e que a gerações ocupa o território e faz uso tradicionais da terra, na alimentação, no acesso à água. “Trouxemos uma demanda que busca fortalecer as fronteiras do Parque e proteger essa área de uso tradicional”, informou.

Avaliar

A titular da SEMA entende que a demanda tem procedência, se disponibilizou a conversar com a Procuradoria Geral do Estado (PGR) e que anteriormente já havia sugerido uma ampliação da Unidade de Conservação (UC). No entanto, envolve uma decisão de Estado. “Vamos avaliar os impactos ambientais, sociais e econômicos. Qual o impacto de ampliar a poligonal da UC para incluir a Comunidade Olho d’Água? Me coloco a disposição para iniciar o diálogo com a PGE”, afirmou. Ao final da reunião, a Secretária entregou ao Vereador um exemplar do Atlas Costeiro e Marinho do Estado do Ceará.

O Vereador saiu da reunião muito otimista com a disponibilidade da Secretária para com a sua demanda. Afirmou que foi muito positiva e sai “confiante” e com várias expectativas. “A secretária vai falar com o Governador sobre a posição dele referente às demandas, e que a Comunidade Tradicional Olho d’Água, que está na Zona de Proteção Ambiental (ZPA), onde está uma floresta, é irmã da Comunidade Casa de Farinha, que já está dentro da poligonal do Cocó”, encerra. ZPA é uma área delimitada e estabelecida por lei com o objetivo de preservar e conservar o meio ambiente, garantindo a proteção de recursos naturais, ecossistemas, biodiversidade e patrimônio cultural.

Também participaram da reunião a assessora do Gabinete da secretária Vilma, Gisela Piancó, os assessores do Vereador, o biólogo Pedro Tavares e Liana Queiroz; Gleiciane Barbosa Pereira, Pedro Barbosa Pereira (Neto), Maria Jucileide Barbosa e Andreia Barbosa da Silva, da Comunidade Tradicional Olho D’água, e Nadja Havt Bindá e Jurandyr Carvalho Leite, do Instituto Patativa que prestam assessoria à comunidade.