SEMA presente no lançamento do Selo Alece ESG na Gestão Pública

27 de junho de 2024 - 16:54

A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, prestigiou o lançamento do Selo Alece ESG na Gestão Pública, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na tarde desta quinta (27), no Auditório João Frederico Ferreira Gomes (Anexo II) da Casa. O Selo conta com a parceria do Governo do Estado e apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Também no evento, a vice-governadora Jade Romero; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão; a 1a dama da Alece, Cristiane Leitão; o assessor especial para Assuntos Municipais do Governo, Artur Bruno; o presidente da Aprece, Júnior Castro; o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes; além de deputados estaduais, prefeitos e demais autoridades.

Evandro Leitão ressaltou que a Assembleia cearense é a 4a mais transparente do Brasil. “Temos um grande trabalho em ESG e estivemos na COP28, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Dubai para mostrar nossas ações”, explicou. Júnior Castro reafirmou o propósito de os gestores municipais adotarem princípios sustentáveis em suas cidades. Por sua vez, Jade Romero lembrou a importância de os municípios se adequarem às boas práticas ambientais e aos ODS da ONU. “O respeito à igualdade de gênero é dos pontos fundamentais destes avanços”, afirmou. Vilma Freire destacou que o incentivo “é fundamental para os municípios buscarem cada vez mais o ideal do desenvolvimento sustentável”.

O Selo visa promover boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no Ceará, reconhecer iniciativas já existentes e estimular os municípios cearenses e gestores públicos no desenvolvimento de ações de responsabilidade socioambiental. A certificação é mais um compromisso da Assembleia Legislativa para o Estado, incentivando as administrações públicas a adotarem um modelo socioeconômico sustentável, democrático e participativo. Os municípios já podem se inscrever a partir do dia 5 de julho.