APA Horto do Padre Cícero realiza atividades dentro da programação do Junho Ambiental

24 de junho de 2024 - 16:51

A gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Horto do Padre Cícero está realizando diversas atividades dentro da programação do Junho Ambiental 2024. De acordo com a gestora Angélica Leite, as atividades acontecem em parceria com o Terceiro Setor, Universidades, ambientalistas, escolas e empresas privadas. “Foram realizadas diversas ações ambientais com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre o tema Justiça Climática, buscando principalmente, fortalecer o engajamento das juventudes nessa luta”, explica.

Na EEF Antônio Bezerra Monteiro, a gestora Angélica proferiu palestra sobre Saneamento Ambienta, com o título, “O tratamento de água é uma importante ação de saneamento ambiental”, e o Sargento do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), Otoniel Moreira Leite Lima, sobre Juventude e Justiça Climática. Criado pela Lei Estadual nº 17.227/2020, o Junho Ambiental é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).

Sobre a APA do Horto do Padre Cícero

A APA Horto do Padre Cícero foi criada em 2022, por meio de uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a SEMA, está inserida em uma área total de 1.003,46 ha, com mais de 16.000 metros de perímetro. Tem entre os seus objetivos, incrementar o turismo da região de forma sustentável, regulamentando o uso do espaço público.
Além do complexo de visitação que se formou em torno da estátua do Padre Cícero, a Serra do Catolé é um importante dispersor de água dentro do contexto da sub-bacia hidrográfica do Rio Salgado, ajudando na manutenção de espécies vegetais e animais. O teleférico do Horto tem atraído ainda mais visitantes.