No Junho Ambiental, AJAs de Moraújo visitam Jardim Sensorial em Sobral

21 de junho de 2024 - 13:25

Na manhã desta quinta-feira (20), integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do município de Moraújo, dentro da programação do Junho Ambiental 2024, visitaram o Jardim Biofiltrante do Riacho Pajeú (JBRP) e Jardim Sensorial, mantidos pela Agência Municipal de Meio Ambiente (MA), de Sobral. Eles conheceram de perto o sistema, considerado uma solução sustentável de tratamento de esgoto do município sobralense.

Para os AJAs Renato e Glória, “foi muito bom o aprendizado, conhecimento sobre algumas plantas e seu uso na indústria de perfumaria como a vetever. Uma experiência única e relaxante, momento ímpar de conexão com a natureza por meio dos sentidos humanos, a importância das abelhas na polinização das plantas, a passarela com diversos itens como pedras, bolinhas de gude, madeiras, grama, entre outros itens. Foi como voltar a infância”

Os AJAS exploraram e vivenciaram o Jardim Sensorial, onde experimentam o sabor e o aroma de algumas plantas como o hortelã e o jambu, descobriram algumas curiosidades sobre como a Vetiver, planta de raiz biofiltrante e usada na perfumaria. Eles também mergulharam os pés na água com peixinhos e plantas aquáticas, conheceram um pouco do processo de reutilização de resíduos sólidos através da compostagem, além de observar o Meliponário de abelhas sem ferrão dentro do prédio da instituição.

Experiência única

De acordo com o AJA Renato foi muito bom. “Muito interessante conhecer e aprender sobre algumas plantas e seus usos na indústria de perfumaria, a exemplo da Vetive”, disse. Para a AJA Glória, uma experiência única e relaxante. “Pra mim foi um ímpar de conexão com a natureza por meio dos sentidos humanos, a importância das abelhas na polinização das plantas, a passarela com diversos itens como pedras, bolinhas de gude, madeiras, grama, entre outros itens. Foi como voltar a infância”, conta.

A visita foi conduzida pela equipe da AMA. Cassiano Loiola e Regivania, acompanhados do Supervisor Local do município de Moraújo, Raimundo Freire. Para Freire, os Jardins Sensorial e Biofiltrante são exemplos de projetos e iniciativas que precisam ser conhecidas, propagadas e replicadas. “ É preciso sempre promover esses encontros. uma experiência simples, porém fantástica. Ficamos felizes em proporcionar momento assim aos AJAs do município”, disse.

Sobre o Jardim Biofiltrante

O Jardim Biofiltrante do Riacho Pajeú (JBRP) é uma Solução Baseada na Natureza (SBN) que se estende por todo o Parque da Cidade e pelo Parque Pajeú, totalizando 1,19 quilômetros lineares e 12 mil m² de área. Sua eficácia reside na filtração das águas por meio de um processo que utiliza plantas como agentes de purificação ambiental.

Além de representar uma alternativa ecológica, esses jardins contribuem para a qualificação paisagística dos Parques da Cidade e Pajeú. Em 2023, o JBRP foi reconhecido nacionalmente, conquistando o primeiro lugar na categoria ‘Governo’ na 8ª edição do Prêmio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).