Ceiça Pitaguary e Esplar vencem o Prêmio Joaquim Feitosa 2024: Medalha será entregue dia 17, durante Seminário Ceará pelo Clima
14 de junho de 2024 - 09:04
O Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), após reunião da Comissão de Avaliação, na tarde desta quinta, 13 de junho, anunciaram que a organização Esplar Centro de Pesquisa e Assessoria – Categoria Pessoa Jurídica – e Ceiça Pitaguary – Categoria Pessoa Física – são os ganhadores do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa Edição 2024. A entrega da Medalha será no próximo 17 de junho, às 17h, durante o Seminário Ceará pelo Clima, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Pitaguary é a atual Secretária Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena, do Ministério dos Povos Indígenas.
Para a titular da Sema, Vilma Freire, a escolha é um justo reconhecimento ao trabalho da dupla que doa tempo, conhecimento e amor ao bioma Caatinga. “Nesse mês de junho, a Esplar completa 50 anos dedicados ao fortalecimento da agricultura familiar, à promoção da agroecologia e à defesa dos direitos das mulheres no semiárido cearense”, disse. A agraciada é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1974, no município de Fortaleza. Atualmente é presidida pelo Engenheiro Agrônomo Marcus Vinícius de Oliveira.
Sobre Ceiça Pitaguary, Vilma destaca a vasta experiência mostrada no movimento indígena e a participação ativa no processo de construção da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas, assinada em 2012, pela então presidenta Dilma. “Ela é uma liderança do povo Pitaguary, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, e foi uma das articuladoras do Voz das Mulheres Indígenas, iniciativa implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU). É uma alegria entregar a medalha Joaquim Feitosa para uma mulher representante dos povos indígenas”, afirmou.
Comissão de Avaliação
A reunião da Comissão de Avaliação, conduzida pela técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema) Viviane Monte, também coordenadora do prêmio, contou com a presença dos seguintes membros: Liduína Carvalho e Raimunda Helena Menezes, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Edgar Gadelha e Luiz Fernando Bezerra, da Fiec; Fátima Feitosa, da Fundação Bernardo Feitosa; Márcio Peixoto, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Geraldo Martins, da Semace; Rômulo Silveira, do Ibama; Genario Azevedo, representante da Fundação Cepema; e, representando a titular da Sema, o técnico da Codes Wanderley Guimarães.
Sobre o prêmio
O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, destina-se a reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações, tenham contribuído, de forma relevante, para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. Consta de uma medalha cunhada em bronze, formato circular, medindo cinco centímetros de diâmetro, tendo ao centro de uma das faces, a esfinge de seu patrono e as inscrições “Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa”, “Reserva da Biosfera da Caatinga – Comitê Estadual”. No reverso, figura a Carnaúba, árvore símbolo do Ceará.
Grandes protagonistas do ambientalismo cearense figuram na lista dos que já foram agraciados com o prêmio: poeta Patativa do Assaré, agrônomo João Ambrósio de Araújo Filho, agrônomo e botânico Afrânio Gomes Fernandes, professor Mauro Ferreira Lima, economista Antônio Rocha Magalhães, ambientalista Antônio Renato de Lima Aragão, empresário Roberto Proença de Macedo e o agricultor Zé Artur.
SERVIÇO
Entrega da Medalha Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa
Dia: 17 de junho de 2024
Hora: 17h
Local: Seminário Ceará pelo Clima – Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE