Ecologia e espiritualidade em Juazeiro do Norte

10 de junho de 2024 - 08:31

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará – SEMA, por meio da APA Horto do Padre Cícero apoia e participa das ações de um projeto que busca soluções sustentáveis de preservação da natureza e que começou a ganhar forma de modo mais abrangente nesta quinta-feira, 6 de junho, no Círculo Operário São José.

Foi nesse espaço que cerca de 50 colaboradores dos santuários de Juazeiro do Norte (Basílica de Nossa Senhora das Dores, Santuário Sagrado Coração de Jesus, Santuário São Francisco das Chagas e Colina do Horto) estiveram reunidos para ouvir a proposta contida no projeto intitulado: “Romarias Sustentáveis”.

O pesquisador caririense Jannsen Santana elaborou o projeto em 2019, após uma passagem pelas romarias com finalidade acadêmica. Na ocasião, ele teve a percepção de que o campo de atuação em Juazeiro do Norte deveria ser voltado para estratégias de cuidado com o meio ambiente por meio da sustentabilidade. Nos anos seguintes, a iniciativa ganhou a parceria das Igrejas, através da Pastoral de Romarias, dos institutos e universidades para, a princípio, conhecerem e auxiliarem nas fundamentações teóricas.

Nesta noite, além das falas sobre a definição e destinação dos resíduos sólidos, também foi pauta a educação e espiritualidade ecológica, por meio de uma explanação da encíclica “Laudato Si”, documento escrito pelo Papa Francisco e publicado em maio de 2015, que trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas. A assessoria foi das professoras Cieusa Callou e Janice Aragão, Angélica Jorge, mas também de Jannsen Santana e da irmã Glória, da Congregação das Beneditinas Missionárias de Tutzing.