SEMA presente ao encontro regional de difusão do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres

7 de junho de 2024 - 10:26

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou do Encontro Regional de Difusão do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, na tarde desta quinta-feira (6) no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza. No objetivo da reunião, promovida pela Secretaria das Mulheres do Ceará, o compartilhamento e a coleta de propostas, a fim de promover a conscientização da participação das mulheres na construção do plano.

O evento contou com as presenças da vice-governadora Jade Romero e titular da pasta das Mulheres, da secretária de estado, Adelita Monteiro, da Juventude; e Maria Zelma Madeira, da Igualdade Racial. De acordo com a vice-governadora, o plano é um avanço na política para todas as mulheres do Ceará. “Os desafios são muitos, mas agora existe um horizonte e hoje, estamos tendo a oportunidade de passar por mais uma etapa para a construção deste instrumento”, disse.

De acordo com a Professora Nágyla Maria Drumond, redatora do plano e responsável pela sistematização das informações, hoje, em Fortaleza, aconteceu o encerramento de um ciclo com saldo positivo. “Visitamos cinco regiões, cerca de 80 municípios, com a participação de 537 mulheres”, relataram. Disse ainda que o plano não é apenas do Governo do Estado, mas de toda a sociedade. “Queremos garantir direitos e qualidade de vida a todas as mulheres”, destacou.

Eixos

A redatora discorreu sobre os 11 eixos temáticos do plano: Igualdade no mundo do trabalho; Educação, Ciência, Tecnologia e inovação; Saúde integral das mulheres; Enfretamento de todas as formas de violência; Fortalecimento e participação das mulheres; Desenvolvimento sustentável com igualdade econômica, social e territorial; Direito à terra e moradia para as mulheres do campo e da cidade; Cultura , comunicação e mídia; Esporte com lazer; Enfretamento do racismo, sexismo, capacitismo e LGBTfobia.

A SEMA deixou como proposta, acrescentar no eixo desenvolvimento sustentável, ou criar um outro eixo que contemple a justiça social e climática para as mulheres, o acesso às energias limpas, o acesso à água como bem público e ao saneamento básico. Também participaram do encontro, deputadas estaduais, federais e vereadoras da Região Metropolitana de Fortaleza.