Sema participa da primeira reunião de monitoramento do Pacto pelo Saneamento Básico
24 de maio de 2024 - 16:50
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), representada pela equipe da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), participou da primeira Reunião de Monitoramento e Governança do Pacto Pelo Saneamento, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da ocorrida nesta quinta-feira (23), no anexo II da Alece. O objetivo foi avaliar a implementação dos programas e projetos previstos no Plano Estratégico de Saneamento Básico.
“A reunião se organizou nos cinco eixos programáticos do Plano Estratégico apresentado no ano passado”, conforme informou a consultora técnica do Conselho e coordenadora do Pacto, Rosana Garjulli. A Sema participa do eixo Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos. No eixo, existem oito programas, entre eles lixão zero, fortalecimento institucional, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e profissionalização dos catadores de materiais recicláveis. Participaram técnicos responsáveis de cerca de 20 instituições pelos referidos programas, além de representação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE).
De acordo com o coordenador da Codes, Welington Ribeiro, foi uma reunião muito produtiva, onde foram abordados temas importantes para a problemática dos resíduos e que poderão ser resolvidas a partir de articulação de parceria. “Durante o encontro, discutimos as dificuldades e os avanços para a realização dos programas e ações previstas”, disse. Participaram do encontro representantes de cerca de 20 instituições. Além de Ribeiro, participaram pela Codes/Sema, a técnico Mônica Simioni, e o educador ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema), Sérgio Mota, coordenador do Eixo Educação Ambiental do Pacto. Também presente, a pesquisadora do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap, Nágila Cabral.
Saiba mais
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará coordena, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, a construção do Pacto pelo Saneamento Básico, lançado em dezembro de 2019. O pacto tem por objetivo promover a integração institucional e fortalecer a política pública de saneamento básico, visando à universalização destes serviços no Ceará.