Sema leva educação ambiental para unidades do Vapt Vupt

24 de maio de 2024 - 13:39

Encerrou-se nesta quinta-feira (23), na unidade de atendimento Papicu, a ação “Plantando o Saber”, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com o projeto Vapt Vupt do governo do Ceará. Foram quatro ações de educação ambiental, dirigidas aos cidadãos que buscam serviços nos postos do Vapt Vupt em Fortaleza. De acordo com a técnica da Sema, Magla Holanda, as ações foram presenciais, com o objetivo de trabalhar o comportamento da população em relação ao meio ambiente. “Iniciamos dia 14 de maio, em Messejana. Dia 16 fomos ao Antônio Bezerra, dia 21 ao Centro, e dia 23 no Papicu”, informou.

Para o técnico Dyogo Sales, que juntamente com Magla Holanda está à frente da atividade, a conscientização ambiental é o ato de transformar os pensamentos em relação aos impactos ambientais gerados pela falta de cuidado do homem com o meio ambiente. “Nossa proposta é mostrar para a população que o nosso comportamento pode impactar em questões amplas e complexas como aquecimento global, as mudanças climáticas, a geração dos resíduos, desmatamentos e até incêndios florestais”, disse.

“Em quatro dias de ações do ‘Plantando o Saber’ o saldo é positivo”, afirma a Magla. Cerca de 800 pessoas tiveram a oportunidade de ouvir sobre educação ambiental e meio ambiente. “Tenho certeza que a maioria saiu da unidade de atendimento do Vapt Vupt, não apenas com os seus novos documentos e ou serviços atendidos, mas também, levaram para casa a sementinha da conscientização ambiental”, revela. Foram distribuídos entre as pessoas abordadas, materiais informativos, mudas de árvores nativas e lixeirinhas para carros.

A Sema informa que “pretende transformar a ação ‘Plantando o Saber’ em uma agenda ampla com atividades de conservação e preservação do meio ambiente, abrangendo grande parte da população cearense, por meio das instituições governamentais e empresas privadas que possam inspirar pessoas a cuidar da causa ambiental”.

Fazendo a diferença 

Para Magla, a Educação Ambiental contribui também para melhoria da qualidade de vida das pessoas por influenciar no comportamento da sociedade em relação aos impactos gerados pela falta de cuidado para com o meio ambiente. “Portanto, pequenas atitudes podem fazer a diferença”, afirma. Dyogo complementa que o “Plantando o Saber” se insere perfeitamente na premissa de pensar global e agir local. E nesse contexto, ele buscou levar a cada cidadão, a cada cidadã que aguardava atendimento no Vapt Vupt, a oportunidade de refletir e repensar comportamentos em relação à sustentabilidade ambiental. “Qual a minha postura diária?  Quais as minhas escolhas. O que eu faço vai afetar ou não o meio ambiente? De que forma? Negativa ou positiva?”, relata.

Vapt Vupt

O Vapt Vupt é um projeto do Governo do Estado. É uma central de serviços e cidadania vinculado à Secretaria da Proteção Social (SPS). Nasceu para trazer inovação no conceito de serviço público.  O objetivo é simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços reunidos num só lugar com qualidade, eficiência, rapidez e conforto. Atualmente as unidades Vapt Vupt estão presentes na capital cearense e nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte, atuando de forma indispensável à população com foco no atendimento humanizado, para a construção de uma cidadania fortalecida.