SEMA e GIA fecham parceria para o Programa AJA

23 de maio de 2024 - 16:28

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) realizou nesta quinta-feira (23), reunião com a ong Grupo de Interesse Ambiental (GIA), sobre a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre as partes. O objetivo do ACT é propiciar experiências práticas aos integrantes do Programa AJA e contribuir com a formação cidadã e profissional dos mesmos. Para o orientador da Célula de Educação Ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA), o ACT visa capacitar os AJAs na área socioambiental. “Promover a participação desses jovens nas discussões de políticas públicas e na realização de eventos e ações de educação ambiental nas comunidades”, disse.

Para a presidente do GIA, Cláudia Bezerra, o trabalho terá foco no protagonismo da juventude para o mercado de trabalho e o ativismo ambiental. “Vamos trabalhar a educação ambiental no contexto da economia circular”, explica. O GIA é uma ong cearense com atuação desde 1998. O coordenador Regional do Programa AJA em Fortaleza, Ronyere Barbosa, também participou da reunião e destacou que a parceria só vem a fortalecer as ações que já ocorrem nos territórios cearenses. “Será mais uma oportunidade para a juventude aprender através da prática da educação ambiental”, encerra.

Saiba mais

O Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de Estado criada pelo governo do Ceará, conforme a Lei Estadual 17.383, de 11 de janeiro de 2020. Sob a gestão da Sema, atende 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios cearenses, buscando estimular a participação em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil.

Siga o @giambiental para conhecer os trabalhos da ONG.