SEMA e SINDIVERDE se reúnem e dialogam sobre o potencial da reciclagem no Ceará
22 de maio de 2024 - 16:26
A titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire, e o presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (SINDIVERDE), Mark Augusto Lara Pereira, reuniram-se na manhã desta quarta (22), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Durante o encontro, promovido pelo SINDIVERDE, com o apoio do Observatório da Indústria do Sistema FIEC, foram discutidos projetos para o fomento e desenvolvimento sustentável da reciclagem de resíduos sólidos no Ceará.
De acordo com estudos do Observatório da Indústria no Ceará, a alta taxa de informalidade do setor, comparado aos demais estados da federação, impacta de forma negativa na arrecadação. Segundo Mark Lara, a situação não está sendo favorável ao crescimento da atividade, com sustentabilidade, principalmente a social. “Portanto, a FIEC, por meio do SINDIVERDE quer contribuir para o desenvolvimento da reciclagem no Ceará, atendendo critérios ambientais, de governança e sociais”, disse.
A secretária Vilma, ao encerrar o encontro, reafirmou o propósito do governador Elmano de Freitas de fomentar o crescimento da reciclagem em todo o Estado e contribuir para a organização do setor. “Será bom para os trabalhadores, para as indústrias e para o governo. Afinal, o Ceará se mostra cada vez mais alinhado à agenda ambiental”, finalizou. Também participaram da reunião a coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias; a coordenadora técnica do Observatório da Indústria Laís Cavalcante; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino; e os diretores do SINDIVERDE Sabrina Castro e Fernando Filho, além do associado Jorge Henrique.
Reciclagem
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (NRS), a reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou novos produtos. É um processo industrial e, para acontecer, é necessária a separação dos resíduos, ou seja, a realização da coleta seletiva. No mundo dos negócios, a reciclagem gera emprego, renda e opções de investimento.
Observatório da Indústria
O Observatório da Indústria do Sistema FIEC tem a missão de construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva, de forma a subsidiar o desenvolvimento econômico cearense, nordestino e brasileiro. Para atingir esses objetivos, tem como maior diferencial as pessoas. E tem como propósito, aplicar conhecimento e conectar pessoas com soluções inteligentes, para transformar a sociedade e os negócios do futuro.