SEMA, por meio da Célula de Conservação da Diversidade Biológica, realiza Mentoria Samge 2024
13 de maio de 2024 - 13:25
Na manhã desta segunda-feira (13), ocorreu a segunda Mentoria do Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (Samge) com os novos gestores das Unidades de Conservação (UC) estaduais, para o preenchimento da ferramenta de análise e monitoramento das mesmas. O Samge “é uma ferramenta institucionalizada por meio de portaria com o objetivo de analisar e monitorar a gestão das UCs no Estado, com aplicação rápida e resultados imediatos, que visa avaliar o cumprimento da política pública relacionada à conservação da biodiversidade, por meio das unidades de conservação”.
A Mentoria está sendo realizada pela equipe da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), a orientadora Andréa Moreira e as técnicas Halline Santos e Marina Santos. De acordo com a orientadora, trata-se de uma ferramenta utilizada em nível nacional pelas UC federais e alguns órgãos estaduais de meio ambiente (Oemas) e no Ceará é adotada pela Sema desde 2016. “Estamos preenchendo o Ciclo 2024 referente à 2023. O Sistema é aplicado em ciclos anuais nas UCs das diversas esferas administrativas e baseia-se no preenchimento de um painel de gestão e da espacialização dos dados”, disse.
A primeira Mentoria ocorreu no período de 23 e 24 de abril e a segunda, iniciada hoje, segue até esta terça-feira, dia 14 , para os novos gestores e equipes das UC estaduais. Como resultado, a Sema terá um diagnóstico tático, suportado por um conjunto de dados consolidados que permitem a construção dos indicadores de efetividade. Também participaram da Mentoria os gestores de unidades de conservação, Wlademir Theotônio, Alexandre Alcântara, Roberto Carlos Ribeiro e os técnicos Cibele Gomes e Fábio. O prazo final de entrega do Samge 2024 vai até 18 de maio e até o momento, mais de 30% das UCs concluíram o preenchimento na plataforma.