SEMA presente na reunião de apresentação da nova nota técnica sobre as Origens e Mapeamento da Divisa Histórica entre Ceará e Piauí
8 de abril de 2024 - 15:28
O gestor Danilo Melo, das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, Área de Proteção Ambiental (APA) Boqueirão do Rio Poti e do Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti , participou da reunião de apresentação da nova nota técnica “Origens e Mapeamento da Divisa Histórica entre Ceará e Piauí: o sopé ocidental da Serra da Ibiapaba” que integra a defesa do Ceará no litígio com o Estado do Piauí. O evento ocorreu na manhã da última sexta-feira (5), no auditório do Palácio Iracema, em Fortaleza. De acordo com Danilo, “na ocasião, foi apresentada a definição do limite exato do sopé ocidental da Serra da Ibiapaba”.
O gestor informou que ele recebeu o convite para a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) na reunião que contou com a presença de inúmeras representatividades de autarquias federais, estaduais e municipais, universidades, professores e especialistas. Também presente, a geógrafa Vanessa Alencar, técnica da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) e responsável pela área de Geoprocessamento da SEMA. O Piauí ajuizou no Supremo Tribunal Federal em 2011, ação pleiteando áreas de 13 municípios cearenses, totalizando quase três mil quilômetros quadrados (km²).