Sema e Semace presentes na reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

6 de março de 2024 - 14:43

A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do Ceará, Vilma Freire, e o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, participaram da 141ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que aconteceu nessa quarta (6), na sede do Ibama, em Brasília. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que é presidente do Conama, abriu o encontro, destacando pontos da pauta que ela considera importantes.

A ministra citou a 5a. Conferência Nacional do Meio Ambiente como “grande espaço pra debater a Política Nacional de Meio Ambiente”, prevista para acontecer em Brasília, após as eleições 2024. Outro ponto referiu-se ao controle do desmatamento no Cerrado. “São dados preliminares, ainda não é uma tendência, mais tivemos redução de 4% em relação a 2023 e aumento de 23% em relação a 2022”, disse. Ela também anunciou a queda de desmatamento da Mata Atlântica, que será anunciada nesta quinta (7).

De acordo com Marina Silva, a queda do desmatamento “é fruto de todo o trabalho da retomada das ações de fiscalização do Ibama e ICMBio, em parceria com vários setores do governo e estados, envolvendo a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Extraordinária de Combate ao Desmatamento”. O Ceará tem este bioma inserido em áreas protegidas pelo Governo do Estado e quatro Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Esta é a primeira reunião do Conama, em 2024, e que, segundo Marina, “abre um ano complexo”, o segundo após a retomada do Conselho, que está se reestruturando para sanear o prejuízo dos quatro anos do governo anterior. “Temos grandes desafios. Este é um ano eleitoral e a pressão é muito grande sobre a agenda ambiental. No entanto, será um ano com uma grande oportunidade para discutir e legitimar no espaço municipal, uma grande antessala do debate de 2026, a agenda socioambiental”, declarou.

A participação de Marina foi finalizada quando ela passou o comando da 141ª Reunião Ordinária do Conama para o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco. Antes, ela concluiu dizendo que “um desafio enorme está posto” e que a agenda socioambiental é estratégica, cada vez mais transversal, “para que possamos fazer frente ao desafio de evitarmos a catástrofe climática. O Brasil quer liderar pelo exemplo e o único caminho é mitigar e transformar o modelo econômico”, encerrou.