Sema realiza 1ª etapa do curso de Formação de Educadores Ambientais, em Juazeiro
5 de março de 2024 - 15:59
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), e em parceria com a Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, realizou, no período de 27 a 29 de fevereiro, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem, em Juazeiro do Norte, a primeira etapa do curso de Formação de Educadores Ambientais. Com cargo horária de 120 horas, a formação foi ministrada pelo educador ambiental da Coeas, Genário Azevedo.
A capacitação teve como público-alvo docentes e técnicos servidores do município, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), de ONGs, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), servidores da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro (Amaju) e estudantes universitários. Participaram da abertura do curso Eraldo Oliveira Costa, superintendente da Amaju; Tânia Pinheiro, diretora da Escola; e Otoniel Moreira, do BPMA.
O superintendente da Amaju ressaltou a parceria com a Sema, destacando que Juazeiro do Norte iniciou a prática da Coleta Seletiva e o Bairro Novo Juazeiro foi o ponto de partida da implantação do novo serviço. “A iniciativa ocorre de forma a promover ações de reciclagem, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos”, informou. A diretora Tânia Pinheiro contou que a Escola Monsenhor Murilo de Sá Barreto atua orientando pessoas sobre a necessidade de separar o resíduo seco do resíduo molhado. “Depois do Novo Juazeiro, serão contemplados Limoeiro e Timbaúbas, até alcançarmos toda a cidade”, disse.
Temas e projetos
De acordo com o ministrante, temas como Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Agrotóxicos, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Unidades de Conservação, Noções de Legislação e Licenciamento Ambiental e Mudanças Climáticas foram discutidos. Durante a capacitação, os cursistas visitaram a Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE, em Juazeiro. Ao final do curso, os participantes elaboraram projetos que deverão ser executados em até três meses. Genário citou os seguintes trabalhos: Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que beneficiará dez escolas da rede pública municipal, e Revitalização do Rio Salgado e Educação Ambiental nas Escolas.