SEMA presente na exposição do Bode Ioiô após restauração

3 de março de 2024 - 12:48

Secretário de Planejamento e Gestão Interna, Gustavo Vicentino, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou, neste sábado (2), na sede do Museu de História Natural Prof. Dias da Rocha (MHNCE), em Pacoti, da exposição comemorativa ao restauro do bode IoIô. Durante a solenidade, os pesquisadores Sheila Fernandes, Marcos Crozariol e Rodrigo Gonzalez, do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap, fizeram uma apresentação sobre o trabalho de reparo da taxidermia realizado no bode IoIô, figura folclórica da história de Fortaleza. O Museu é vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece).

De acordo com os bolsistas, “o bode IoIô chegou em Fortaleza em 1915, com um grupo de retirantes da grande seca. Recebeu esse nome porque perambulava entre a praia do peixe (atual praia de Iracema) e a Praça do Ferreira, de modo que ‘subia e descia’ tal qual um Ioiô. Adotado pelos boêmios e artistas que lhe davam cachaça no famoso Café Java, na Praça do Ferreira, Ioiô ficou famoso e foi eleito o vereador mais votado nas eleições de 1922. O Ioiô participou de atos políticos em coretos, praças e saraus literários, comeu a fita inaugural do Cine Moderno, assistiu peça no Theatro José de Alencar, passeou de bonde, perambulou pelas igrejas e até pela Câmara Municipal”.

Com sua morte, em 1935, foi taxidermizado (empalhado) e passou a fazer parte do acervo do Museu do Ceará/Secult. Após tantas décadas, muitas delas em exposição em Fortaleza, no Museu do Ceará, o bode foi aos poucos se deteriorando e acabou de ser restaurado sob a responsabilidade do taxidermista Emerson Boaventura, com a coordenação do zoólogo, Marco Crozariol, do MHNCE/Uece. Segundo o zoólogo, com o passar dos anos o Ioiô foi perdendo pelos, o rabo foi furtado, as orelhas quebraram e foram perdidas. “Esse trabalho faz com que o Ioiô tenha novamente suas características devolvidas, além de permitir que ele possa durar mais muitas décadas”, informou.

O bode Ioiô está em exposição no MHNCE até esse domingo (3), das 10 às 17hs. Esta foi a primeira vez em que a peça saiu do Museu do Ceará.