Titular da Sema alerta, em palestra, sobre os impactos e a urgência da questão climática

1 de março de 2024 - 18:12

Vilma Freire, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), participou, na manhã desta sexta, 1o. de março, no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, da Cerimônia de Abertura da XI Turma de Residência Multiprofissional da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Na ocasião, ela proferiu a palesta magna intitulada “Emergência Climática Global e os Impactos na Saúde da População”. De acordo com a ESP/CE, a solenidade de boas-vindas reuniu 325 discentes.

Inicialmente, a Secretária apresentou conceitos básicos de fenômenos pertinentes à questão, a exemplo do Aquecimento Global, Efeito Estufa e a própria Emergência Climática, expressão que, de acordo com a palestrante, aponta a necessidade de mudança de hábitos, na tentativa de reduzir o acelerado aumento da temperatura na Terra. “Essa mudança é urgente, pois todos estamos sofrendo as consequências com a ocorrência de eventos extremos – chuvas fortes, enchentes, deslizamentos de terra, incêndios florestais, secas, aumento no nível do mar –, principalmente as populações em situações mais vulneráveis”, disse.

Durante a apresentação, Vilma Freire destacou que, no cenário de aumento da temperatura, ocorre não apenas a disseminação de novas doenças, mas também o ressurgimento de doenças adormecidas ou surgimento de doenças não endêmicas. “Os sistemas de saúde não estão preparados para novas demandas da emergência climática. E mais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a mudança climática torna a dengue uma séria ameaça para a saúde global”, afirmou.

Ao final, a secretária disse que, apesar da gravidade do assunto, temos condições de enfrentar a situação. “Para tanto, é necessário estimular e ampliar a capacidade técnica dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em mudança do clima e estabelecimento de sistemas de alerta precoce de agravos relacionados a eventos climáticos”, relatou. Nesse momento, ela anunciou a “criação de um painel de informações e indicadores para monitoramento de eventos climáticos e seus impactos na saúde”. A titular Tânia Mara Silva Coelho, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e a gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE, Kellyane Munick, e a assessora de gabinete da Sema, Gisela Piancó, compareceram ao evento.

Saiba mais

A Escola de Saúde Pública, tem por finalidade desenvolver atividades relacionadas com pesquisa, informação e documentação em saúde pública, educação continuada, formação e aperfeiçoamento dos recursos humanos do Sistema Único de Saúde Estadual.