SEMA participa do Acordo Tapeba com limpeza do rio Ceará
27 de fevereiro de 2024 - 15:37
SEMA participa do Acordo Tapeba com limpeza do rio Ceará
A SEMA é uma das instituições signatárias do Acordo Tapeba, firmado em 2017, entre os indígenas e os proprietários da Fazenda Soledade, e participa do Comitê de Acompanhamento da questão, por meio do gestor da APA Rio Ceará, George Feijão. O secretário executivo de gestão e planejamento interno da SEMA, Gustavo Vicentino, também acompanha as reuniões e eventos.
No Acordo, o compromisso da SEMA compreende a limpeza do rio Ceará – que já está sendo providenciada – no trecho usado para a pesca feita pelos Tapebas, à jusante da ponte da BR-222 até a localização da Nova Aldeia, que será construída pelo governo do Ceará.
O acordo também prevê a demarcação de todas as terras indígenas de Caucaia, o que está sendo executado pela FUNAI. O acordo dividiu a área em conflito, ficando a área próxima às margens do Rio Ceará para os Tapebas e o restante da área às margens da CE-090 com a família proprietária da Fazenda Soledade.