Capacitação em Ipu aborda controle de espécies exóticas e princípios de poda
26 de fevereiro de 2024 - 15:57
No dia 22/02, ocorreu a V capacitação de controle de espécies exóticas e princípios de poda na APA da Bica do Ipu, com a presença de membros de 9 municípios cearenses (Croatá, Catunda, Crateús, Fortaleza, Ipu, Novo Oriente, Santa Quitéria, Tamboril e Viçosa do Ceará). Dentre os presentes, o prefeito de Ipu, Robério Wagner; representantes da Secretaria de Turismo de Ipu, da Escola Profissionalizante de Tamboril (curso de Agropecuária), coordenadores e AJAs da Serra da Ibiapaba e Sertão de Crateús, bombeiros civis de Ipu, condutores de trilhas da APA da Bica do Ipu e técnicos do viveiro regional de Croatá.
O curso foi ministrado pelo professor da Universidade Federal do Ceará, Dr. Lamartine Oliveira. e organizado pela Célula de Políticas de Flora (Ceflor) da SEMA. A iniciativa é uma das metas do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Universidade Federal do Ceará (UFC), no âmbito do Programas Ceará Mais Verde, Programa de Valorização de Espécies Vegetais Nativas do Ceará e Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Ceará.
Na capacitação, foram abordados os seguintes temas, de forma teórica e prática: Controle de espécies vegetais invasoras (Conceitos e consequências da invasão biológica; Invasão biológica na prática; Identificando plantas invasoras; Medidas preventivas e técnicas de controle de plantas invasoras; Recuperação de áreas degradadas por plantas invasoras) e Princípio em poda de árvores: (Importância da arborização urbana e como evitar a poda de árvores; Equipamentos utilizadas na poda e procedimentos de segurança; Principais técnicas de corte e tipo de poda aplicados na arborização; Tratamentos realizados em árvores urbanas).
A capacitação, que ocorre semestralmente, teve suas primeiras edições em Fortaleza, mas a SEMA expandiu para outros municípios, com o intuito de capilarizar o conhecimento e conscientizar o Estado como um todo da importância dessa temática na conservação do Meio Ambiente, poisa invasão biológica é uma das principais causas da perda de biodiversidade no mundo.
pios, com o intuito de capilarizar o conhecimento e conscientizar o Estado como um todo da importância dessa temática na conservação do Meio Ambiente, poisa invasão biológica é uma das principais causas da perda de biodiversidade no mundo.