SEMA inicia revitalização de áreas degradadas em Várzea Alegre
8 de fevereiro de 2024 - 13:42
Nesta terça (6), a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em parceria com a Fundação Araripe, por meio do projeto Pomares da Caatinga, em parceria com a Prefeitura de Várzea Alegre, iniciou o trabalho de revitalização de áreas degradadas, na margem do Riacho do Machado, em Riacho Verde.
A orientadora de Célula de Políticas Públicas e Projetos Ambientais da SEMA, Angélica Leite, participou da ação. Também presentes a coordenadora do Pomares da Caatinga, Alinne Freire; o secretário adjunto da Fundação Araripe, Magno Feitosa; o prefeito de Várzea Alegre, José Élder; o secretário de Meio Ambiente do município, José Marcílio; o Presidente da Câmara Municipal de Vazea Alegre; o presidente do Comitê da Bacia do Salgado, Wyldevânio Vieira; o coordenador do programa e Agente Jovem Ambiental (AJA) e representantes de escolas.
Nesta área está sendo implementado um Sistema Agroflorestal (SAF), enriquecendo a região onde se encontram três nascentes, com o objetivo de restaurar a Área de Preservação Permanente (APP). Na ocasião, foi realizado um plantio simbólico de mudas nas nascentes que continua de modo efetivo até o final de 2025.