Na Romaria das Candeias teve muita fé e educação ambiental

6 de fevereiro de 2024 - 13:02

Com a tradicional Procissão das Luzes, terminou, em Juazeiro do Norte, no último dia 2 de fevereiro, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias. Os romeiros que lotaram as ruas da cidade e que vivenciaram um momento de fé também tiveram um um momento de conscientização ambiental. A Unidade de Conservação (UC) estadual, Área de Proteção Ambiental (APA) Horto do Padre Cícero, em parceria com a Fundação Araripe e o Geopak Araripe promoveram ações de educação ambiental, dialogando com a comunidade se visitantes, sobre a importância da preservação do meio ambiente.

De acordo com a gestora da APA, Angélica Maria Leite Jorge, o objetivo foi incentivar todos os participantes, a reflexão sobre a interdependência entre as ações humanas e a natureza. “Um dos nossos propósitos foi o de destacar os preceitos de Padre Cícero, relacionados à responsabilidade ambiental e assim, a partir do exemplo do “Padim”, estimular a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano de todos”, explica.

A parceria também realizou oficina de pintura voltada para as crianças, uma exposição de fósseis e distribuição de mudas. Segundo a gestora, o objetivo da ç]ao, buscou atingir o maior número de pessoas. “Para cada condutor Romeiro foi dada uma muda de espécie nativa, para conscientizar e ressaltar a importância de plantar uma árvore”, disse. Considerada a maior procissão da região e a mais antiga da cidade, a Romaria das Candeias reúne uma multidão de romeiros vindos de vários lugares do país, que seguem pelas ruas do Centro em direção a Basílica de Nossa Senhora das Dores com velas e lamparinas, iluminando por onde passam.

Saiba mais

A Área de Proteção Ambiental (APA) Horto do Padre Cícero ocupa uma área total de 1.003,46 ha, na Serra do Catolé com mais de 16.000 metros de perímetro, foi criada para incrementar o turismo da região de forma sustentável, regulamentando o uso do espaço público. Além do complexo de visitação que se formou em torno da estátua do Padre Cícero, a Serra do Catolé é um importante dispersor de água dentro do contexto da sub-bacia hidrográfica do Rio Salgado, ajudando na manutenção de espécies vegetais e animais.