“Carta de Natal” é compromisso do Consórcio Nordeste com o combate aos efeitos das mudanças climáticas
2 de fevereiro de 2024 - 16:19
Durante a Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), realizada em Natal, na quarta-feira (31), os governadores assinaram documento no qual são elencados os desafios comuns que todos os estados integrantes do grupo terão de lidar pelos próximos anos e as articulações necessárias para que medidas sejam implementadas. Os reflexos das alterações no clima do planeta para o semiárido nordestino estão entre os problemas a serem mitigados.
O documento denominado “Carta de Natal” ratifica o compromisso do grupo em atuar de maneira eficiente para mitigar os efeitos provocados pela mudança do clima e produzir soluções articuladas, junto ao Governo Federal, com uma execução rápida dos projetos ligados ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os signatários da “Carta de Natal” também apontam que o Nordeste é uma das áreas mais afetadas pelos efeitos da seca e alagamentos constantes, com impactos na economia, serviços públicos e bem-estar da população.
A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire, acompanhou a governadora em exercício do Ceará, Jade Romero, na reunião na qual a nova presidente do Consórcio Nordeste, a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, foi empossada como presidente da entidade durante o ano de 2024.