Idace assina compromisso com o programa Coleta Seletiva Solidária

29 de janeiro de 2024 - 19:46

A titular Vilma Freire, da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), participou na tarde desta segunda-feira (29), da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para adesão, ao projeto Coleta Seletiva Solidária, por parte do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace). O evento ocorreu na sede do Idace e contou com as presenças do superintendente do órgão, João Alfredo; da presidente Laudirene Teixeira de Sousa, da associação de catadoras Viva Vida; e do presidente Cícero Glaudiano, da Rede de Catadores (as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará.

Vilma destacou o fato de o Idace ser o 25º órgão da Administração Pública Estadual, direta e indireta, a participar da Coleta Seletiva Solidária. Também destacou e agradeceu a representante da Viva Vida, associação formada só por mulheres e que será beneficiada com os resíduos gerados no órgão. “Por trás dessa ação tem uma rede de mulheres que fazem dessa atividade o seu dia a dia, de onde tiram o sustento, que para a maioria é a única fonte de renda”, disse.

João Alfredo lembrou que sempre é tempo de cuidar do meio ambiente e que não basta ter lixeiras coloridas indicando separação de lixo distribuídas pela cidade, quando tudo é descartado misturado. “Precisamos compreender que nós somos responsáveis pelo o que nós consumimos pelo o que nós descartamos. Quando misturamos os resíduos, estamos dificultando o trabalho do catador e da catadora”, afirmou.

Laudirene fez questão de afirmar que estava falando “de coração”. Declarou que a reciclagem garante sustentabilidade para sua família, assim como a educação e o respeito, “uma coisa que valoriza muito. O presidente da Rede de Catadores (as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará falou do desconhecimento da sociedade sobre o real valor do lixo. “No conceito da maioria, o lixo é algo que é podre, é aquilo que não serve mais”, relatou. Para Cícero, o lixo é “fonte de renda e sustentabilidade”. Ele agradeceu a parceria da Sema e do Idace.

Com a assinatura do termo, se comprometer com a destinação dos materiais recicláveis descartados classificados como não perigosos, a exemplo de papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, para fins de reciclagem. As ações destinadas à implantação e execução da Coleta Seletiva Solidária, no Idace, serão coordenadas pela Comissão Setorial da Coleta Seletiva, formada pelos servidores Francisco Tomás Frota Neto, Valmir Carlos Campinas de Menezes e Bárbara Heliodora Bonfim Leitão.

Saiba mais

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.