Comunidade judaica celebra o Tu Bishvat no Parque do Cocó, Área Adahil Barreto

26 de janeiro de 2024 - 15:55

Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), a Sinagoga Israelita Sefaradita בית אל / BEIT-EL, de Fortaleza, celebrou nessa quinta-feira (25), na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, o Tu Bishvat, a festividade do ano novo das árvores, no calendário judaico. Este dia é chamado também de ano novo para as árvores. Na oportunidade, Lourival Carvalho, viveirista da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), fez uma explanação sobre a produção de mudas, dando ênfase aos processos de tratamento das sementes.

O presidente da Sinagoga Beit El, José Ribamar Almeida, proferiu palestra sobre a celebração do Tu Bishvat, que tradicionalmente, ocorre com mesas de frutas, em especial com aquelas mais citadas na Torá: as romãs, azeitonas, tâmaras, figos e uvas. Ribamar lembrou a citação bíblica que “o ser humano é uma árvore do campo”, bem como a importância dos frutos das árvores para a alimentação dos seres humanos e dos outros animais. A atividade contou ainda com a realização de uma trilha, ministrada pelo biólogo Célula de Políticas de Flora (Ceflor), Christopher Morais, voltada para a identificação das principais árvores do Parque, distribuição de 50 mudas e ecobags.

Participaram ainda da atividade o educador ambiental da Coeas, Genario Azevedo, o diretor da sinagoga SIC, Saulo Tavares, Flavio Jesus Santos, Chazan da Sinagoga Beit El e a coordenadora mundial do MUDSI – Movimento Universal para o Desenvolvimento Sustentado e Integrado, Rosália Aguiar.