SEMA cria Grupo Técnico de Trabalho para estudar e propor soluções para área afetada pelo incêndio no Parque do Cocó

24 de janeiro de 2024 - 13:10

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) instituiu, por meio da Portaria nº 07/2024, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta (23), o Grupo Técnico de Trabalho para realização de diagnóstico da área afetada pelo incêndio que atingiu o Parque Estadual do Cocó entre os dias 17 e 20 de janeiro. Segundo o documento, o GT vai decidir como se dará a destinação e a recuperação ambientalmente adequada da área degradada, bem como as estratégias a serem utilizadas para tal.

Segundo a titular da SEMA, Vilma Freire, os técnicos já devem iniciar os trabalhos a partir desta quinta (25). “O Parque Estadual do Cocó, assim como as nossas demais Unidades de Conservação (UC) se constituem como um dos nosso principais ativos no contexto das mudanças climáticas e por isso as ações precisam ser urgentes”, explicou.

A Portaria afirma que as UCs fazem parte das principais “estratégias da política ambiental cearense para a conservação e preservação de ecossistemas naturais, garantindo a disponibilidade hídrica de qualidade e manutenção de bens e serviços ecossistêmicos para as gerações presentes e futuras”. O Grupo de Trabalho Técnico é formado por representantes da SEMA, Semace, UECE e UFC.

Acesse: PORTARIA