Avança o projeto sobre Mudança Climática da Sema

24 de janeiro de 2024 - 12:38

Na manhã desta segunda-feira (22), técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Cdes), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) reuniram-se com o grupo de pesquisadores do programa Cientista Chefe Meio Ambiente da Sema, responsável pelo desenvolvimento dos projetos da Sema, voltados ao tema Mudança Climática. O encontro foi coordenado pelo pesquisador Gabriel Nuto Nóbrega, Professor do Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

De acordo com Nuto, a reunião foi o primeiro passo do segundo ano do projeto Mudanças Climáticas no contexto do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap. Ele informou que aconteceu uma mudança grande na equipe . “Hoje estamos aqui para tratar da proposta de nivelamento e planejamento das atividades que deverão ser cumpridas ao longo desse ano, bem como planejar e estabelecer os cronogramas de entregas”, disse. Ele afirmou ainda que a equipe vai trabalhar para entregar o previsto no escopo do projeto: Plano ABC+CE, Plano Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Plano Bio-clima

Ele também destacou pontos positivos do grupo de pesquisadores que está sob a sua coordenação. Em especial ele faz referência a interdisciplinaridade e a formação harmônica com os objetivos dos projetos. “Característica primordial para tratar o tema meio ambiente”, destacou. A equipe conta com economistas, contabilistas, advogados e engenheiros agrônomos, tanto da UFC como da Universidade Estadual do Ceará (Uece). “Assim, buscaremos informações diferentes para tratar as questões ambientais, exatamente como as mesmas precisam”, encerrou.

Saindo da prateleira

Na ocasião, o Professor Casemiro Filho, titular da UFC, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, e integrante do Cientista Chefe, declarou sua satisfação por integrar a equipe. Ele relembrou que em 1998, entregou sua dissertação sobre Valoração de Serviços Ambientais. Destacou que no trabalho ele expressa em um determinado parágrafo, o desejo de que um dia o mesmo fosse útil para orientação de políticas públicas na área ambiental. “Portanto, participar desse programa agora, sobre PSA, no estado do Ceará, eu consigo visualizar que o meu trabalho, feito tanto tempo atrás, vai sair da prateleira”, declarou.

A agrônoma da Codes, Viviane Monte, que integra a equipe da Sema, juntamente com os pesquisadores do Cientista Chefe, falou da sua satisfação e o desafio de fazer parte do grupo. Em nome da Sema ela disse que a primeira impressão é muito boa e que a presente reunião é uma continuação do que havia sendo feito, mas com um maior grau de qualidade. “ É um trabalho que vai enriquecer a consolidação da nossa política de Mudança Climática, assim como o desenvolvimento sustentável do Ceará”, afirmou.

Também participaram do encontro pela Sema, José Wanderley Augusto Guimarães, Aline Parente Oliveira, Wersangela Duavi, Patrícia Verônica Pinheiro Sales lima e Tayná das Chagas Oliveira. Pela academia, além do coordenador geral, Luiz Ernesto Bezerra, do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap; o professor Marcelo de Oliveira Paiva; Professor Arthur Prudêncio; Professor Felipe Roberto da Silva; e os bolsistas, Valéria Barbosa Pinto, Ricardo Gonçalves e Tiago Matheus de Paula.

Na ocasião, Viviane sugeriu um plano de mídia voltado para o grupo de trabalho.