AJAs de Juazeiro participam de Oficina de Palhaçaria

16 de janeiro de 2024 - 08:34

Por meio de parceria firmada entre o Instituto Dragão do Mar, Complexo Ambiental Caminhos do Horto e Governo do Estado, nos dias 10, 11 e 12 deste mês, os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) da comunidade do Horto e bairro Triângulo de Juazeiro do Norte, foram presenteados com uma Oficina de Palhaçaria. Sob a orientação da coordenadora regional do Programa AJA, Ana Paula Guerreiro, e ministrada pela artista Sâmia Bittencourt, os AJAs tiveram um momento de muita descontração e reflexão que proporcionou uma aprendizagem lúdica por meio de brincadeiras e improviso. Isso mostrou que, apesar das vulnerabilidades, “é possível rir dos próprios erros e tentar acertar mais uma vez, deixando assim a vida mais leve. Essa foi a mensagem que os palhaços trouxeram com seu jeito inocente e engraçado”, afirmou Paula.

Segundo Sâmia, a oficina proporcionou “um olhar mais delicado aos aprendentes que ali estavam: adolescentes de uma Casa de abrigo e os jovens do AJA.
Foi uma troca humana, de se perceber a si e ao outro. A cada exposição numa cena improvisada, risos ganhavam o espaço, afetos eram semeados. Conquistar jovens e adolescentes a estarem num lugar de troca, num aprendizado humano, é um privilégio”, afirmou.

Para a AJA Gabriele Reis, “foi incrível participar de um projeto de palhaçaria com crianças vulneráveis. Compartilhamos momentos de alegria, risadas e brincadeiras, aprendemos de uma forma divertida, um momento leve para as crianças fragilizadas”. Já para o AJA Damião Soares, o destaque foram os trabalhos “que foram elaborados e executados em grupo, o que, por consequência, deu um senso de pertencimento e união a todos os envolvidos”.