SEMA presente 10ª edição da Expocatadores
21 de dezembro de 2023 - 18:26
A secretária estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Ceará, Vilma Freire; a titular da Secretaria de Turismo do Estado, Irwana Albuquerque, e o secretário executivo de planejamento e gestão interna da SEMA, Gustavo Vicentino, estiveram presentes na 10a. edição da Expocatadores nos dias 20 e 21 de dezembro. A Expocatadores é o principal evento realizado na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil com a inclusão dos catadores e catadoras. A 10ª edição (2023) representa um marco de luta e superação e palco de celebração da jornada dos catadores e catadoras de materiais recicláveis em busca de inclusão, dignidade e visibilidade.
A 10a edição do evento acontece em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, reunindo o mercado e o setor público para discutir uma cadeia da reciclagem mais eficiente, com foco na inclusão dos catadores de materiais recicláveis. O tema deste ano, “É hora da conta fechar!”, reflete o recente desafio que a categoria enfrenta com a queda nos preços dos materiais recicláveis. Esse ano, com a presença do presidente Lula da Silva, que almoça com os catadores nesta sexta (22).
Participam do evento um público de mais de dois mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros, além dos visitantes diários, inclusive da América Latina. Também presentes convidados especiais e autoridades, tais como o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, e ministro da Economia, Fernando Haddad, entre outros.
Vilma Freire: Ceará é um exemplo para o Brasil
“O programa Auxílio Catador assiste hoje 3.655 catadores e catadoras em 122 municípios do Estado, por meio de 101 associações e cooperativas. Já somos exemplo para o Brasil e queremos ser exemplo pro mundo todo. O governador Elmano de Freitas já criou o Pró-Catador, reunindo todas as políticas públicas voltadas para este importante segmento social, responsável na prática pela reciclagem de resíduos sólidos”, afirmou Vilma Freire. Ela encontrou-se com representantes do movimento dos catadores, autoridades governamentais e também responsáveis pelo setor de ESG e logística reversa de empresas privadas, tentando trazer parcerias para o Ceará.
Ela estava acompanhada de Cícero Sousa, da Rede de Catadores do Ceará e representante do Estado na Rede Nacional da Catadores; e de Cicinha, catadora de Juazeiro, no Cariri. Cícero participa desde a primeira edição, em 2012. “Sinto uma perspectiva de crescimento, troca de experiências com outros catadores do Brasil, com entidades governamentais e iniciativa privada”. Por sua vez, Cicinha agradeceu à SEMA e ao governo pelo pagamento adiantado do Auxílio Catador de dezembro. “Isso vai proporcionar um Natal digno para nossa categoria”, afirmou.
A Secretaria-Geral da Presidência apoia o evento e reafirma seu compromisso institucional com os catadores e as catadoras ao gerir o Programa Diogo Santana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular, recriação do antigo Programa Pró-Catador extinto pelo governo passado, e ao instituir o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica das Catadoras e dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. As medidas promovem uma cultura de protagonismo e de defesa dos direitos dos catadores na cadeia de reciclagem.
Gustavo Vicentino falou sobre experiência do Ceará na Expocatadores
Na quarta (20), à tarde, Gustavo Vicentino participou de um painel, com outras autoridades, como a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Melo, além de assessores do Ministério do Meio Ambiente e consultores de educação ambiental de alguns municípios, para cerca de 100 catadores, no qual discorreu sobre o processo de diálogo entre o governo do Estado do Ceará e as Associações de Catadores, que resultou na criação do programa Auxílio Catador.
Ele também abordou o Coleta Seletiva Solidária e a regulamentação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). “Queremos que os catadores também interajam com os representantes de consórcios públicos de resíduos sólidos nos municípios, no processo de recuperação das áreas degradadas, de forma remunerada. Há um compromisso do governo do Ceará com a formação da renda dos catadores”.