Unidades estaduais de ensino engajadas com ações socioambientais receberam o Selo Escola Sustentável
15 de dezembro de 2023 - 15:06
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e a Secretaria da Educação (Seduc) entregaram na manhã desta sexta-feira (15) o Selo Escola Sustentável 2023 às unidades de ensino da rede pública estadual que se destacaram no desenvolvimento de ações socioambientais ao longo do ano. A solenidade fez parte da programação do Ceará Científico, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A titular da SEMA, Vilma Freire e o secretário executivo da Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira, participaram da solenidade.
O Selo certificou e premiou 16 escolas que atingiram as pontuações necessárias para a classificação dos projetos, de um total de 113 inscritas, de acordo com as seguintes categorias: Ações Afirmativas (indígenas, quilombolas e regulares em áreas de assentamento rural); Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas); e Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). As três melhores, uma de cada categoria, receberam o prêmio em dinheiro: CEJA – Guilherme Gouveia – Granja; – EEEP – Salaberga Torquato Gomes de Matos – Maranguape; e Ações Afirmativas – EEM Florestan Fernandes – Monsenhor Tabosa.
De acordo com a secretária da SEMA, o Selo é uma ação muito importante, por trazer para o ambiente escolar a consciência da sustentabilidade. Em sua fala, ela também destacou o programa Agente Jovem Ambiental (AJA) e a atuação dos jovens participantes do programa – os AJAs – nas escolas. “Estamos vivendo uma crise climática sem precedentes. Não é uma preocupação pro futuro. Ela está acontecendo agora. E os jovens têm um papel fundamental na construção de alternativas sustentáveis e na proteção do nosso meio ambiente”, afirmou.
Helder Nogueira ressalta que a premiação é um reconhecimento ao trabalho coletivo que foi desenvolvido em cada escola. “Um selo como este não é fácil de conquistar, pois envolve toda a comunidade e todos os espaços da escola, sendo analisados muitos critérios. Esta iniciativa demonstra, acima de tudo, que temos comunidades escolares ativas. Que desde as famílias, passando pelos estudantes, professores, gestores e demais profissionais, foi possível expressar uma ação realizada com muito compromisso, planejamento e olhar para a aprendizagem”, considera.
Sobre o Selo
O Programa Selo Escola Sustentável tem como objetivo valorizar ações e projetos que estimulam a responsabilidade socioambiental entre todos que fazem parte das escolas estaduais. O Selo tem validade de dois anos. Após esse prazo, as escolas poderão concorrer novamente à certificação.
O Comitê Gestor do Programa Selo Escola Sustentável avalia 4 eixos: Currículo, Gestão Ambiental, Espaço Físico e Educomunicação Socioambiental. As escolas que atingem 70% da pontuação (700 em 1.000 pontos possíveis) recebem certificação e, as três com melhores pontuações, recebem a premiação em dinheiro no valor de 10 mil reais
Confira as 16 unidades de ensino classificadas aqui.