Seplag assina com a SEMA e a Socrelp termo de compromisso para adesão ao programa Coleta Seletiva Solidária
13 de dezembro de 2023 - 12:47
A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) assinou, na manhã desta quarta-feira (13), o Termo de Compromisso para implantação da Coleta Seletiva Solidária, que determina a destinação dos resíduos sólidos à Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp). O projeto é uma ação do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). Participaram do ato as titulares da Seplag, Sandra Machado, da SEMA, Vilma Freire, e a presidente Janete Cabral, da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelpe).
A secretária Vilma destacou a importância do Auxílio Catador, principalmente pelo grande viés e alinhamento com a agenda socioambiental, tão evidente neste momento. “Eu não tenho dúvida que a Seplag vai contribuir para levar essa atitude para além desta Secretaria, contribuindo para a criação de uma nova cultura, a partir de pequenos gestos, como separar os resíduos na fonte, com impacto tão positivos na sociedade”, disse. Com o Termo assinado, a Seplag se compromete a partir da prática da Coleta Seletiva, destinar materiais recicláveis não perigosos, a exemplo do papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, para à Socrelp.
Garantia da Sustentabilidade
De acordo com a titular da pasta de Planejamento, a SEMA é uma das mais importantes Secretárias e precisa estar presente em todas as demais, pois trabalha hoje, para cuidar do futuro de todos. “Precisamos de atitudes mais efetivas e ativas para com o meio ambiente. Não é por que é moda ou pauta, mais não sobreviveremos se não cuidarmos do meio ambiente”, afirmou. As ações destinadas à implantação e execução da Coleta Seletiva Solidária na Seplag serão coordenadas pela Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi).
O secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Avilton Meneses, apresentou o programa no contexto da Seplag e informou que “a adesão ao programa contempla uma das sete Diretrizes da Gestão da Secretaria, especificamente a Garantia da Sustentabilidade”. Também participaram do evento, o coordenador Welington Ribeiro, da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA) e a Sra. “Nete”, presidente de honra da Socrelp e figura muito conhecida e pioneira no trabalho desafiante das catadoras de recicláveis no estado do Ceará. A Codes é a área da SEMA responsável pela gestão e implementação do Coleta Seletiva Solidária no âmbito do Estado.
Saiba mais
A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.