Sema participa de reunião na qual foi ordem de serviço para execução do Projeto Cílios do Jaguaribe
1 de dezembro de 2023 - 13:10

Rio Jaguaribe – Foto: Zig Koch / Banco de imagens ANA
Nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reuniram-se em formato híbrido e discutiram novos encaminhamentos ao Projeto Cílios do Jaguaribe, para o qual foi dado ordem de serviço para sua execução. A iniciativa visa um trabalho de reflorestamento, florestamento e educação ambiental nos municípios de Iguatu e Arneiroz. O encontro foi coordenado pelo secretário executivo Aderilo Alcântara, da SRH.
De acordo com a SRH, “com a expedição da Ordem de Serviço à empresa CONSPLAN-CONSULTORIA E PLANEJAMENTO LTDA, com valor total de aproximadamente 2 milhões e 800 mil reais, está firmado um prazo de 48 meses para execução de 35,45 hectares em áreas de caatinga de Arneiroz e Iguatu”. No encontro, também foram discutidos andamento de acordos de cooperação técnica, planejamento de viveiro das mudas a serem produzidas, além da produção de materiais educativos para divulgação da proposta e lançamento do projeto.
O técnico Lucas Silva, da Sema, participou da reunião e informa que a Secretaria vai fornecer as mudas de nativas e apoiar tecnicamente o reflorestamento, no contexto do programa Ceará Mais Verde, um dos eixos de atuação da pasta. “A origem do projeto está relacionada a um passivo ambiental da Chesf para com o Ceará, uma condicionante referente à implantação de um linhão de 175km entre Mossoró e Banabuiú”, disse. A obra destruiu matas nativas e na época, a licença ambiental foi autorizada, mediante o compromisso de a empresa distribuidora de energia implantar uma ação de reflorestamento.
Saiba mais

Foto: Divulgação SRH
O projeto Cílios do Jaguaribe é realizado em parceria com o Chesf, Sema, SRH e IFCE. Trata-se de um dos maiores projetos de reflorestamento já implantados no Ceará. “Pretende realizar a recuperação de 35,45 hectares – entre Iguatu e Arneiroz – de áreas degradadas na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe com o plantio e manutenção de mudas nativas.”
Um Grupo de Trabalho, com representantes de todos os órgãos participantes, se reúne periodicamente para definir as metas e ajustar as etapas de execução. Outra ação a ser realizada é a retirada de toda areia e entulho que se encontram nos locais demarcados.
O Jaguaribe é maior rio do Ceará, cuja extensão perpassa boa parte do território cearense, nasce na região dos Inhamuns e tem sua foz entre Fortim e Aracati.