SEMA participa da abertura do 32ª Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em Natal

24 de novembro de 2023 - 13:17

O secretário executivo, Fernando Bezerra, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou da solenidade de abertura do 32ª Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA/Unesco, nesta quinta-feira (23), em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e contou com a presença da presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA), Mary Sorage Praxedes da Silva. O executivo da SEMA é o vice-presidente do CN-RBMA.

O Encontro é realizado pela RBMA, em parceria com o Governo do Estado do RN, por meio do Idema, que recebe pela primeira vez o evento iniciado dia 20 e que termina neste sábado (25).  Também presentes à reunião representantes da Unesco, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Aldeia Katu, Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), a vice presidente da ABEMA, Rafaela Camaraense, o diretor do Idema, Marcílio Lucena, entre outros.

Posto Avançado

Durante o 32ª Encontro, o secretário executivo da SEMA defendeu o reconhecimento da Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Sítio Curió, como Posto Avançado da Mata Atlântica brasileira. Popularmente conhecida como Floresta do Curió, a ARIE recebeu votação unânime e é a a quarta Unidade de Conservação (UC) estadual reconhecida como Posto Avançado. Em 2020, as UCs, Parque Estadual do Cocó (Fortaleza), Parque Estadual Botânico do Ceará (Caucaia) e  o Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja (Guaramiranga), receberam o mesmo reconhecimento.

O título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA com validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado mediante processo bastante rigoroso. A grande procura pelo título e por sua renovação atestam o grande sucesso deste Programa desde sua criação em 1997. A Rede Mundial de Reservas da Biosfera (World Network of Biosphere Reserves) é a estrutura coordenada de reservas da biosfera, reconhecidas no âmbito do Programa Homem e Biosfera, da Unesco.

Saiba mais

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA cuja área foi reconhecida pela UNESCO, em sete fases sucessivas entre 1991 e 2019, foi à primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior Reserva da Biosfera do planeta, com 89.687.000 hectares, sendo 9.000.000 ha de zonas núcleo, 38.508.000 ha de zonas de amortecimento e 41.400.000 ha de zonas de transição, dos quais aproximadamente 73.238.000 ha em áreas terrestres e 16.449.000 ha em áreas marinhas, nos 17 estados brasileiros de ocorrência natural do Bioma Mata Atlântica.

Estende-se por mais de 6.750 dos 8.000 km do litoral nacional, se distribuindo naturalmente do estado do Piauí ao Rio Grande do Sul, avançando mar afora, englobando diversas ilhas oceânicas como Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade e adentrando no interior de vários estados costeiros, bem como em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Programação

Confira a programação desta sexta e sábado, do 32º Encontro Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA):

1) 24/11 – Sexta- feira (*)
9h às 12h30 – Seminário Nacional: “Mata Atlântica – implementando o Marco
Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal da CDB”
Local: Auditório Geól. Gilson Vilaça/IDEMA
End: Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1701 – Tirol, Natal – RN

2)24/11(tarde) e 25/11(manhã) – Visitas Técnicas
Conselheiros(as) e convidados(as)

(*) Evento híbrido – Links de Transmissão – YouTube
Cine Biosfera – https://www.youtube.com/channel/UCyEoK0YOjx8MlqpnIYrpdfw
Idema Sócio ambiental – https://www.youtube.com/@IDEMASOCIOAMBIENTAL