Inovafauna, SEMA e parceiros promovem capacitação para interessadas em observação de ave
24 de novembro de 2023 - 15:07
“Redirecionar o olhar das pessoas para a nossa biodiversidade é grandioso demais”, afirma a bióloga Cecília Licarião. Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) ela ministrou nos dias 20, 21 e 22 de novembro, em Guaramiranga, a capacitação “Turismo de Observação de Aves no Ceará: Zoneamento, Biodiversidade e Perspectivas”. Uma das atividades destacadas foi a observação de pássaros na trilha do sítio Batalha, localizado no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara Suja.
De acordo com o gestor Whademir Theotonio, do REVIS,e da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité e do Parque Estadual do Pico Alto, o curso contou com a participação de pessoas de diversas localidades e interessados no tema . “Tinha aluno do Pacoti, Guaramiranga, Aratuba, Pernambuquinho, Paracuru e Fortaleza. Juntos, uniram esforços para explorar a rica avifauna da região, como também, se capacitar para o mercado de trabalho no setor da Observação de Aves”, afirmou.
O educador ambiental, Ian Tosacano, do Parqu do Cocó, disse que o curso reuniu entusiastas da ornitologia, moradores locais, guias de turismo, empresários locais e membros da comunidade acadêmica, proporcionando uma experiência única de aprendizado e imersão na rica biodiversidade da região. “O curso abordou técnicas de identificação, comportamento, conservação, e como se destacar no mercado dessa atividade. Além do apoio da SEMA, o curso também contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Guaramiranga, do Parque das Trilhas e da ONG Aquasis. Foi o primeiro curso que ocorreu em parceria com estado, município, iniciativa privada e terceiro setor.
O Ceará é considerado um território privilegiado, enquanto local para a prática de Observação de Aves. Possui um potencial gigantesco para esta atividade. Além do Maciço de Baturité, o Ceará possui áreas propícias para a realização da atividade, a exemplo do município de Icapuí, da Chapada do Araripe e do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. Foi no Parque do Cocó que a Observação de Aves em Fortaleza e no Ceará, ganhou força.
Saiba mais
Em agosto último, o governador Elmano de Freitas entregou ao presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o livro “Zoneamento de Observação de Aves do Ceará”. A obra é o primeiro produto do subprojeto 3 do INOVAFAUNA, “Birdwatching no Ceará: a fauna que gera renda”, desenvolvido pelo Programa Cientista Chefe Meio Ambiente SEMA/Funcap.