SEMA realiza vistorias técnicas aos viveiros regionais de Croatá e Cruz
23 de novembro de 2023 - 16:35
O técnico da Célula de Políticas de Flora e a engenheira da sala técnica Josa Fortaleza visitaram os viveiros regionais de Croatá e de Cruz. O objetivo foi ver como está o funcionamento dos viveiros e verificar possibilidade de melhorias.
Em Croatá, o secretário de Meio Ambiente Rogéssio Ribeiro recebeu a equipe da SEMA para discutir algumas intervenções na estrutura e na produção de mudas do município. O viveiro doa mudas e faz plantios para projetos de arborização, paisagismo e reflorestamento do município e ainda fornece mudas para alguns municípios vizinhos como Ipu, Ipueiras e Guaraciaba do Norte por exemplo.
Já em Cruz, estiveram presentes a secretária de Meio Ambiente Mazé Farias e um representante da empresa Carnaúba, que acompanharam os técnicos da SEMA na visita. O viveiro de Cruz receberá estrutura e produção de mudas por dois anos da empresa Carnaúba, oriunda de uma compensação ambiental de um empreendimento construído no município, segundo o qual as mudas serão destinadas a reflorestar o entorno do empreendimento, para uso do município em projetos de arborização e reflorestamento e também para doação para municípios vizinhos que necessitem de mudas de plantas para execução de projetos.
A SEMA tem viveiros regionais ativos atualmente em Acopiara, Croatá, Morada Nova, Cruz, Jardim, Tauá e Santa Quitéria, aos quais é dado suporte técnico, desde capacitação como orientações de produção e fornecimento de algumas estruturas. Desta forma, o município tem mudas para uso próprio e fornece para municípios vizinhos. Além disso, existem três viveiros estaduais: Parque Estadual do Cocó – Área Adahil Barreto, Parque Estadual Botânico do Ceará e da APA de Baturité, deixando assim o Ceará mais verde.