Na abertura da EXPORECICLA 2023 todos concordam que reciclar é preciso

23 de novembro de 2023 - 17:05

“Nós temos um compromisso imediato com o futuro, temos um compromisso imediato com o presente, mas principalmente, com o que vamos deixar para as gerações futuras”, afirmou a titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), na solenidade de abertura da EXPORECICLA 2023. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), no Auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na ocasião, a Secretária foi homenageada com o Prêmio Sindiverde Sustentável, quando dividiu a honraria com Cícero Sousa, presidente da Rede Estadual de Catadores.

A EXPORECICLA é uma realização do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde). A programação, prevista para acontecer até a tarde desta sexta-feira (24), conta com a participação de palestrantes e especialistas que vão tratar de temas relevantes voltados para toda a cadeia produtiva da reciclagem e para a sociedade como um todo. Além dos estandes dos expositoras, a feira conta ainda com um lounge de negócios e com o espaço EcoMusic. O presidente Mark Pereira, do Sindiverde, destacou que a “casa do transportador, do deposeiro e do industrial transformador de resíduos, junto à FIEC é o Sindicato”.

O presidente Ricardo Cavalcante, da FIEC, lembrou que o Sindverde está comemorando 25 anos de uma existência de muito trabalho, muita dedicação e muito sucesso. Ele também destacou a crise climática global na qual, atualmente, vive a humanidade, e a necessidade de pensar de forma diferente o planeta. “O setor de reciclagem é o setor que está mostrando para a sociedade que a palavra reciclagem é muito mais do que apenas separar o lixo e descartá-lo em um local certo. Está, na verdade, transformando resíduos em geração de emprego e riqueza”, disse.

Lixo transformador

De acordo com o vice-presidente do Sindiverde, Marcos Albuquerque, a EXPORECICLA é uma feira de produtos e serviços voltados para a indústria e comércio de reciclagem e de transformação e tem como principal objetivo potencializar os negócios da cadeia de reciclagem e oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável. “O lixo para nós, que somos recicladores, é muito importante. Nós podemos transformá-lo em muitas coisas: em cadeiras, mesas, baldes e bacias. Até mesmo, transformar o lixo úmido em adubo e o gás em energia”, afirmou. Albuquerque é o fundador da EXPORECICLA e atual presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente (Cotema_FIEC).

O palestrante magno do evento, o consultor José Valverde Machado Filho, durante sua fala, destacou a necessidade de descarbonização da nossa economia e o papel da reciclagem nesse contexto. De acordo com Valverde, os catadores e os empresários são fundamentais, assim como a academia, que tem que produzir conhecimento, e os governos, que têm que conceber políticas públicas. “Se nós não reciclarmos, se nós não tratarmos os resíduos sólidos, seguramente, todos perdem”, afirmou.