SEMA participa de encontro com dirigentes de consórcio de resíduos sólidos da região Sertão Central 2

14 de novembro de 2023 - 15:18

O coordenador de Desenvolvimento Sustentável, Welington Ribeiro, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), representou a titular Vilma Freire, na reunião com o Grupo Executivo do Consórcio Púbico de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão Central 2 (Conserce2). O encontro, ocorrido nesta segunda-feira (13), na sede do consórcio, em Itatira, contou com a participação de integrantes da equipe do Projeto Estratégias de Gestão e Manejo dos Resíduos Sólidos para o Estado do Ceará (Egmares) e de todos os municípios integrantes do Conserce2.

Na ocasião, foi realizada a inauguração da SEDE do consórcio e o coordenador de Desenvolvimento Sustentável da SEMA enfatizou a parceria, a inovação e o trabalho. “Ferramentas fundamentais para que busquemos o sucesso das nossas ações”, disse. Também presentes, a técnica da Codes/SEMA, Amanda Gomes, e a professora do IFCE, Nájila Cabral, coordenadora do Egmares, no contexto do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente da SEMA. Ela apresentaram os produtos do Egmares e destacaram a importância do preenchimento do questionário/diagnóstico para geração de informações primárias.

Foram apresentados os seguintes produtos do Projeto Egmares: Relatório da Situação dos Resíduos Sólidos; Manual de OpdDe Rejeitos; Projeto Arquitetônico – Modelo Básico de Aterro de Rejeitos; Revisão do Plano Estadual de Coletas Seletivas Múltiplas; Revisão da Política Estadual de Resíduos Sólidos; Plano de Comunicação ; e Programa de Capacitação.