SEMA, Idace e cientista chefe iniciam cartografia social para criação da RDS do Rio Aracatiaçu
14 de novembro de 2023 - 12:49
Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e pesquisadores do Programa Cientista Chefe e deram início às oficinas para a confecção de cartografia social, no contexto de criação da Unidade de Conservação (UC) Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Aracatuaçu, nos municípios de Amontada e Itarema. RDS é uma das categorias de UC definidas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e Sistema estadual de UC do Ceará.
O grupo se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Associação Comunitária Nova Esperança, no Assentamento Patos Bela Vista, e segunda (13), com moradores do assentamento Barra das Moitas, no Distrito de Moitas. De acordo com a técnica da SEMA, Andrea Moreira, a cartografia social é um tipo de mapeamento, por meio da qual, são construídos, de forma participativa, mapas sociais que apresentam o cotidiano de uma comunidade em linguagem simples e acessível. “Um instrumento que permite desenhar, com a ajuda de profissionais, mapas dos territórios que ocupam”, disse.
Os trabalhos continuarão nesta quarta-feira, dia 15, na Associação Comunitária Nova Esperança, no Assentamento Patos Bela Vista, quinta-feira (16), no Morro de Patos, e na sexta-feira, em Patos Bela Vista. Além da técnica da SEMA, compõem o grupo de trabalho, pelo Idace, os técnicos Herbert Lima e Adriano Sales; pelo Cientista Chefe a professora Adryanne Gorayeb, da UFC, e pesquisadores integrantes do programa.
RDS
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) trata-se de uma “área natural onde vivem populações tradicionais que se baseiam em sistemas sustentáveis de exploração de recursos naturais desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais. Permite visitação pública e pesquisa científica”.
Saiba mais
Situada no Litoral Oeste do Ceará, a aproximadamente 200 km de Fortaleza, a comunidade de Barra das Moitas, chama atenção por suas belezas naturais. Tem como sede administrativa a cidade de Amontada. O rio Aracatuaçu, e seus diversos locais para banho, o mar e o encontro dos dois são o centro da paisagem do lugar. Além do mar e do rio, ainda há dunas, coqueirais e manguezais preservados.