Equipe da SEMA se reúne com AJAs e visitam UC na região do Sertão de Crateús

14 de novembro de 2023 - 14:39

Cumprindo agenda na região do Sertão de Crateús, equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) visitou na manhã desta terça (14), a Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual Cânion Cearense do Rio Poti. Na segunda-feira (13), a assessora de gabinete, Gisela Piancó; Géssica Tavares, gestora de pessoal; e Maik Santos, coordenador Administrativo Financeiro,se reuniram com gestores e integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) que atuam na região. Já na quarta-feira, ele se encontrarão com os AJAs do município de Ipu e em seguida, visitarão a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu.

AJA

O AJA é uma política de Estado, criada pelo governo do Ceará, conforme a Lei Estadual 17.383, de 11 de janeiro de 2020. Sob a gestão da Sema, atende quase 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios cearenses, buscando estimular a participação dos mesmos em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental. No link https://www.sema.ce.gov.br/projetos-e-produtos/programa-agente-jovem-ambiental/ é possível obter mais informações sobre as ações do Programa.

Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti

O Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti é uma UC com área de 3.680,55 hectares, criada dentro da APA do Boqueirão do Poti, com o objetivo de garantir a preservação dos fragmentos de flora, bem como possibilitar o fluxo de espécies da fauna local e preservar as nascentes que abastecem as comunidades da região. Está inserida no contexto rural dos municípios de Crateús e Poranga e expõe um ambiente de grande relevância pela presença do trecho de grande beleza cênica do Cânion, além da preservação de sítios arqueológicos de gravuras rupestres e um sítio paleontológico de icnofósseis.