Sema realiza Oficinas da A3P em Irauçuba e Sobral

31 de outubro de 2023 - 16:56

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) realizou, nos dias 25 e 26 do mês de outubro, duas oficinas sobre Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P em Ação – na região Norte do Estado, nos municípios de Irauçuba e Sobral.
No dia 25, no turno da manhã, o curso atendeu aos servidores públicos de Irauçuba, em parceria com a Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMAI) local, com a presença do superintendente Darlen Sousa. Ela abriu os trabalhos falando sobre a importância da inserção de critérios socioambientais nas instituições públicas do município. Em seguida, o gestor ambiental e orientador de célula da SEMA, Mílton Alves, apresentou o programa A3P aos 15 representantes municipais. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal que objetiva construir uma nova percepção de gestão pública, pautada na sustentabilidade.

No dia 26, pela manhã, foi a vez do município de Sobral receber a Oficina. Foram 52 participantes, dentre eles, servidores da prefeitura municipal, representantes da Autarquia Municipal (AMA), de universidades – UVA/CCAB, UFC e IFCE –, e da Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA).

O evento integrou as comemorações do mês do servidor, promovido em colaboração com as secretarias do Planejamento e Gestão (Seplag), do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma); e com a Agência Meio Ambiente (AMA) do município.

A superintendente da AMA, Úrsula Nóbrega, ainda anunciou que as próximas ações incluirão a promoção da educação ambiental com a colaboração da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, com o objetivo de apoiar as demais secretarias no processo de implementação e sensibilização da coleta seletiva.

A secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, destacou que a iniciativa teve como propósito capacitar os servidores para que se tornem multiplicadores da Comissão Gestora, que será criada com o intuito de implementar e monitorar a coleta seletiva na administração pública de forma interdepartamental. Além disso, enfatizou a importância da adoção de critérios de gestão socioambiental em suas atividades cotidianas.
Abordando temas fundamentais como o uso sustentável de recursos naturais e patrimônio público, a gestão de resíduos sólidos, a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e capacitação dos servidores, licitações sustentáveis e construções sustentáveis, eixos norteadores do programa, Mílton Alves, numa sinergia com todos os presentes, mostrou a viabilidade socioambiental da A3P.