SEMA e Semace assinam licença prévia do projeto Hidrogênio Verde no Ceará durante o FIEC Summit 2023

25 de outubro de 2023 - 16:56

A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), Vilma Freire, e o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, estiveram presentes, na esta quarta-feira (25), na assinatura da licença prévia do projeto de Hidrogênio Verde no Ceará durante o FIEC Summit 2023, realizado no Centro de Eventos do Ceará.

A licença prévia é o documento expedido na fase preliminar de planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e indicando as exigências a serem atendidas nas próximas fases da sua implementação, observadas as diretrizes.

Também presentes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, e a secretária de Proteção Social do Estado, Onélia Santana, que representou o ministro da Educação Camilo Santana, e recebeu por ele o troféu FIEC Summit 2023 Hidrogênio Verde e uma placa de reconhecimento pelo trabalho realizado na área.

FIEC Summit 2023

O encontro acontece dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Eventos. Esta segunda edição reúne setor produtivo, Academia, poder público e sociedade em torno da pauta do Hidrogênio Verde, uma nova matriz energética que tem sido discutida em todo o mundo. O evento é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante.

A iniciativa é um marco importante para o estado e para o setor de energia renovável no Brasil. O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise da água, utilizando energia elétrica gerada por fontes renováveis, como a solar e a eólica. Devido à sua localização privilegiada para a geração de energia solar e eólica, o Ceará tem grande potencial para a produção de hidrogênio verde.

A expectativa é que o projeto atraia investimentos significativos e gere empregos na região. Além disso, a produção de hidrogênio verde é uma alternativa promissora para a redução das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

O evento também conta com programação científica em que serão apresentados projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos, com foco em Hidrogênio Verde (H2V), com o objetivo de aproximar instituições de ensino superior e grandes empresas. As produções foram inscritas em edital, podendo abordar temas nas áreas de produção, armazenagem, distribuição, certificação, utilização e segurança em processo de H2V e seus derivados. O trabalho acadêmico melhor avaliado pela Comissão Técnica será premiado com R$ 10 mil; já o projeto de pesquisa com maior pontuação receberá uma premiação adicional da FIEC, também no valor de R$ 10 mil, para ajuda de custo, além da possibilidade de patrocínio integral ou parcial das empresas participantes do evento.