SEMA coordena Oficina de Planejamento Integrada dos Projetos GEF-Mar
24 de outubro de 2023 - 17:52
Nesta terça (24), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Ceará recebeu participantes da Oficina de Planejamento Integrada dos Projetos GEF-Mar 1 e 2 e pescadores e marisqueiras da Colônia Z-8 para visita técnica ao Centro de Visitantes do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (PEMPRIRM), na área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó.
Na oportunidade, os participantes visitaram o Contêiner Temático do PEMPRIRM e, posteriormente, realizaram uma roda de conversa sobre as ações apoiadas pelo GEF-Mar para a implementação do PEMPRIRM e para a integração com as comunidades pesqueiras do entorno do Parque (Projeto Botucatu), com a fala dos representantes da Z-8 e trocas de experiências com outras UC marinhas e costeiras do Brasil.
Na abertura do evento, na tarde do dia 23, o secretário executivo da SEMA, Fernando Bezerra, afirmou que “a conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros beneficia diretamente comunidades tradicionais, garantindo o acesso a recursos naturais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas populações. A manutenção dos serviços ecossistêmicos gerados, como a capacidade de produção de alimentos, e a regulação climática, também contribui fortemente para a redução da pobreza e qualidade de vida”.
Até o dia 27 de outubro, acontece uma Oficina, que prossegue que tem como objetivos a integração dos atores envolvidos com o GEF-MAR 1 e 2; alinhamento de conhecimentos sobre os projetos entre os atores envolvidos; elaboração de planejamentos operacionais das UC apoiadas; planejamento participativo das atividades do GEF MAR 2; e compartilhamento de experiências e boas práticas sobre a implementação do Projeto.
O GEF-Mar
Segundo Andréa Moreira, gestora ambiental da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da SEMA, o Projeto Conservação da Saúde e Integridade dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos no Brasil – GEF-Mar II tem como metas fortalecer a gestão do Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (MCPA) e as condições favoráveis para uma Economia Azul. O GEF-Mar II visa ao fortalecimento da gestão e sustentabilidade do sistema de Áreas Protegidas Marinhas e Costeiras (AMCP), desenvolvendo um caminho para uma Economia Azul e aumentando a conscientização, o conhecimento e a capacidade. A Oficina quer também monitorar e avaliar o projeto. A abordagem da Economia Azul quer promover o crescimento econômico, a inclusão social e a preservação ou melhoria dos meios de subsistência e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade ambiental dos oceanos e das áreas costeiras.